Governo de SP entrega Residencial Jardins da Barra com 417 apartamentos na capital

Com quatro torres residenciais e 22 lojas, o Residencial Jardins da Barra é parte da primeira PPP de Habitação de interesse social do país

Rodrigo Garcia  e Ricardo Nunes

O governador Rodrigo Garcia entregou nesta sexta-feira (30), na capital, o Residencial Jardins da Barra, com 417 apartamentos. O empreendimento, localizado na Barra Funda, é parte da primeira Parceria Público Privada (PPP) voltada para construção de habitações de interesse social do país. Com a inauguração, o Governo de São Paulo, por meio da Secretaria da Habitação, avança na iniciativa de revitalizar a região central da cidade com a oferta de habitações sociais.

“Essa foi a primeira PPP de Habitação do Brasil. São 417 apartamentos, com qualidade na obra, condomínio e com a oportunidade de estar ao lado de conjuntos comerciais. Esse local antes abrigava a usina de asfalto, que depois de sua desativação o espaço sofreu processo de descontaminação e o terreno foi regularizado. Esse empreendimento que entregamos hoje vai trazer vida e gerar novos negócios na região”, disse Rodrigo Garcia.

O Jardins da Barra foi erguido em um terreno de 14,7 mil m² cedido pela Prefeitura de São Paulo, por meio de convênio. As quatro torres têm apartamentos com 1, 2 e 3 dormitórios, com metragens que variam de 41 a 66 m² de área útil, que atenderá famílias que vivem na cidade e ainda não tiveram acesso à casa própria. O empreendimento fica na Avenida Dr. Abrahão Ribeiro, esquina com a Rua do Bosque. O Residencial conta ainda com uma área comercial de 8.357 m², com 22 lojas. 

A PPP da Habitação é um projeto inovador, desenvolvido para repovoar, revitalizar e modernizar o Centro Expandido da capital, com o aproveitamento da infraestrutura existente para ocupar áreas ociosas e reduzir o deslocamento de trabalhadores. Os apartamentos estão voltados àqueles que trabalham na área central da capital, não podendo ser proprietário e/ou possuir financiamento de imóvel residencial em qualquer parte do território nacional e/ou ter sido atendido anteriormente por programas habitacionais.


Revitalização

A parceria prevê a construção de 3.683 unidades, sendo 2.260 unidades de Habitação de Interesse Social - HIS e 1.423 unidades de Habitação de Mercado Popular - HMP. Até agora, já foram entregues pouco mais de 2 mil habitações de interesse social e 461 unidades de habitação de mercado popular na região central da capital. 

Também foi realizado a revitalização da Praça Júlio Prestes, a reforma do 2º Grupamento da unidade do Corpo de Bombeiros e a construção da creche municipal Nova Luz, para 162 crianças de 0 a 3 anos e 11 meses, que está em funcionamento desde janeiro de 2020.

O valor total do investimento é estimado em R$ 1,4 bilhão em habitação, serviços, áreas comerciais, obras de infraestrutura e equipamentos públicos com a participação da empresa Canopus Holding S.A. O Estado faz o pagamento mensal da contraprestação após a entrega das unidades, ao longo de 20 anos da vigência do contrato de PPP.

Comentários