Eduardo Leite prevê que federação com Podemos sairá em janeiro

Futuro presidente do PSDB, Eduardo Leite aposta que entrada do Podemos na federação PSDB-Cidadania deve se concretizar em janeiro de 2023

Eduardo Leite 

Victoria Abel - Igor Gadelha/Metrópoles

Governador eleito do Rio Grande do Sul e futuro presidente nacional do PSDB, Eduardo Leite aposta que o Podemos entrará na federação PSDB-Cidadania em janeiro de 2023.

À coluna, o tucano afirmou que as negociações para a entrada do Podemos na federação dos dois partidos, que existe desde abril de 2022, ganharam fôlego nas últimas semanas.

Se concretizada, a adesão significará a entrada de dois novos partidos no grupo. Isso porque, em novembro, o Podemos anunciou sua fusão com o PSC, tornando as duas uma só legenda.

Na avaliação do governador eleito, a parceria é estratégica. Principalmente para dar sobrevida ao PSDB, que vem levando tombos desde 2018 e sofreu um importante revés nas eleições de 2022.

Neste ano, o partido não teve candidato à Presidência pela primeira vez desde a redemocratização e elegeu três governadores (RS, MS E PE), perdendo São Paulo, seu principal celeiro eleitoral.

Para a Câmara, os tucanos elegeram apenas 13 deputados federais para próxima legislatura. Em 2018, o PSDB havia elegido uma bancada de 29 representantes para a Casa.


“Oposição responsável”

Eduardo Leite defende que o PSDB seja novamente oposição ao novo governo Lula. “Uma oposição responsável, fiscalizadora”, afirmou o futuro presidente do partido.

O governador, porém, diz estar disposto a dialogar com Lula e ressalta ter um bom trânsito com o ex-tucano e vice-presidente da República diplomado, Geraldo Alckmin (PSB-SP).

Comentários