Tarcísio convida Renato Feder para a secretaria de educação de São Paulo

Segundo fontes, o convite já teria sido aceito pelo empresário paulista

Renato Feder

Renata Cafardo e Gustavo Queiroz - Estadão

O atual secretário de educação do Paraná, Renato Feder, deve ser escolhido para o mesmo cargo em São Paulo pelo governador eleito Tarcísio de Freitas (Republicamos). Segundo fontes ouvidas pelo Estadão, o convite já foi feito e aceito pelo empresário paulistano, que começou sua carreira na área no terceiro setor. Feder, de 45 anos, foi cotado duas vezes para ser ministro da Educação de Jair Bolsonaro (PL), chegou a ser convidado pelo presidente para a pasta, mas depois desconvidado por pressões de evangélicos e alas ligadas ao escritor Olavo de Carvalho.

Segundo apurou o Estadão, Feder já avisou o governador Ratinho Junior (PSD) que aceitaria o convite de Tarcísio e procura colaboradores para sua nova equipe em São Paulo. Procurado, ele não respondeu à reportagem. A assessoria do governador eleito disse que ele só vai se pronuciar oficialmente semana que vem sobre o secretariado.

Feder era um empresário bem sucedido na área de tecnologia quando resolveu trabalhar com educação. Em 2017, ele abordou em um evento o então secretário de Educação de São Paulo, José Renato Nalini, na gestão de Geraldo Alckmin, e pediu um emprego na secretaria. Sua explicação foi a de que havia ganho muito dinheiro e estava disposto agora a trabalhar pelo ensino público.

Nalini deu a ele um cargo de assistente, com salário de R$ 8 mil, na secretaria, onde ficou alguns meses. A intenção era a de que Feder aproximasse a rede estadual de empresários e ONGs que pudessem ajudar em projetos. Mas Feder acabou deixando a secretaria.

O sonho do empresário sempre foi o de se tornar secretário da educação em São Paulo. Seus contatos com empresários e terceiro setor fizeram com que ele fosse indicado a Ratinho Junior (PSD) para o cargo no Paraná em 2019, onde ele está até hoje.

Durante a pandemia, o Estado se destacou por ter criado rapidamente um sistema de educação a distância bem estruturado com aulas online. E, nos últimos anos, o Paraná também melhorou seus resultados de aprendizagem, em especial do ensino médio, com políticas focadas em mudanças na gestão e avaliações.

Comentários

Postar um comentário