Quais são os interesses econômicos representados na equipe de Tarcísio

Equipe de transição de Tarcísio tem empresários com demandas que devem moldar as políticas públicas do próximo governo de São Paulo 


Bruno Ribeiro - Metrópoles

Além de acomodar aliados da coligação que o elegeu, especialmente indicados do seu partido, o Republicanos, do PSD de Gilberto Kassab, e bolsonaristas do Partido Liberal, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, buscou abrir espaço ao empresariado em sua equipe de transição.

Além de acomodar aliados da coligação que o elegeu, especialmente indicados do seu partido, o Republicanos, do PSD de Gilberto Kassab, e bolsonaristas do Partido Liberal, o governador eleito de São Paulo, Tarcísio de Freitas, buscou abrir espaço ao empresariado em sua equipe de transição.

Saúde

Na área da Saúde, por exemplo, Tarcísio indicou para a equipe Edson Rogatti, diretor-presidente da Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo, entidade que têm demandas históricas por mais recursos públicos para atender pacientes, principalmente no interior do Estado, em complemento à rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

Outro representante do setor é Francisco Balestrini, vice-presidente da rede de clínicas privadas Vita e presidente do Sindicato dos Hospitais, Clínicas e Laboratórios do Estado de São Paulo (Sindhosp), grupo que defende a redução de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para o setor da saúde.

Educação

Na Educação, uma das indicadas para a equipe de transição é Filomena Siqueira, integrante do Instituto Reúna, uma entidade que busca alterações no material didático usados nas escolas para implementar a Base Nacional Comum Curricular.

O grupo defende que o governo adquira materiais diferentes daqueles usados hoje. Outra indicação é Lana Romani, do movimento Escola Aberta, que pressionou pela abertura das unidades de ensino durante a pandemia, e que defende políticas como a distribuição de vauchers para pais de alunos da rede pública matricularem seus filhos em escolas particulares e a presença de organizações sociais para gerenciar escolas públicas.

Agronegócio

Outros representantes de grupos econômicos na equipe de transição são do agronegócio, setor bastante alinhado ao bolsonarismo no Estado e que, majoritariamente, apoiou a candidatura de Tarcísio ao governo paulista.

João Sampaio, conselheiro da Sociedade Rural Brasileira — entidade centenária que representa produtores rurais diante de demandas ao Executivo e o Legislativo — e Edivaldo Del Grande, presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (Ocesp) estão na lista dos indicados.

Assim como na área da saúde, a entidade que representa agricultores cooperados também tem uma atuação marcada por pleitear redução de impostos para a produção de alimentos.

Mercado imobiliário

Já as grandes incorporadoras imobiliárias, que também mantêm uma relação histórica com o meio político, estão representadas por Claudio Bernardes, vice-presidente do Secovi-SP, sindicato patronal que reúne construtoras, corretoras e outros agentes do setor imobiliário.

Já na área de turismo, Tarcísio indicou o presidente do parque Wet’N’Wild, Alain Baldacci, presidente de honra do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), que reúne as empresas do setor, e Alessandra Abrão, CEO da empresa goiana Voar Aviation, terceira maior empresa de jatos executivos do País. Alessandra é filha de Pedro Abrão Júnior, deputado goiano que morreu em 2004.

Comentários