Literatura da “geração do mimeógrafo” ganha livro sobre 40 anos de história

O escritor Raul Christiano conta em coletânea a vida do Grupo Picaré, de Santos, com tarde de autógrafos e show de música caiçara na Casa das Rosas, na Capital, neste domingo (27 de novembro), entre 15 e 18 horas


Com o título “Coletânea Picaré – 40 Anos de Poesia & Artes”, editado pela Realejo Livros, de Santos, o livro conta a história de um grupo que fez história na literatura, nos anos 1970 até meados de 1980. O Picaré fazia a conexão de escritores e artistas da Baixada Santista com os da Capital e do Rio de Janeiro, onde havia grupos com a mesma atuação.

Esse é o 8.º livro de Raul Christiano, que pesquisou e escrevendo desde 2009. A “Coletânea Picaré” tem 326 páginas, com uma contextualização histórica sobre como criavam as suas artes e levavam os resultados de mão em mão, nos bares, portas de teatro e cinema, faculdades, durante a ditadura militar no Brasil. 38 artistas participam da obra, com biografias, textos e imagens.

A censura política era implacável e os artistas de Santos, a exemplo do eixo Rio-São Paulo, furavam os bloqueios com edições alternativas e marginais do sistema vigente, com livros, jornais e revistas mimeografadas e independentes. Compunham entre outros rótulos, a “Geração do Mimeógrafo”.

O livro foi lançado em Santos, no mês de setembro, e agora sobe a serra para chegar ao público paulistano, principalmente amigos de 40 anos, quando não existiam as redes sociais e a comunicação entre eles era realizada pessoalmente ou pelos correios, através de cartas.

Raul Christiano é jornalista, tem 64 anos de idade, e estudava jornalismo na Faculdade de Comunicação da Universidade Católica de Santos e tomou a iniciativa de criar o Grupo Picaré, em junho de 1979, contando imediatamente com o apoio e envolvimento dos colegas Rafael Marques Ferreira (jornalismo) e Inês Bari (publicidade). Planejaram a atuação do coletivo que logo atraiu para a participação, poetas, escritores, músicos, fotógrafos, cartunistas, escultores, artistas visuais etc., escrevendo manifestos contra o marasmo cultural em Santos e defendendo o foco nos valores e linguagens caiçaras. O próprio nome do grupo (Picaré) é uma expressão regional para as redes de pesca de arrasto, que eram permitidas para a utilização nas praias santistas e do litoral.

Ficha Técnica: “Coletânea Picaré - 40 Anos de Poesia & Artes”, de Raul Christiano, editado pela Realejo Livros, domingo (27/11), das 15 às 18h00, nos jardins da Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37 – Bela Vista). Nesse evento haverá recital de poesia, varal poético e Música Caiçara com artistas do litoral paulista, que formam o Grupo Pau a Pique. O livro custa R$ 79,90 e pode ser comprado pelo site https://oseulivreiro.com.br/ Detalhes com Raul Christiano, celular e whatsapp: 13 99788 5970. Entrada franca para todas as idades.

Comentários