Kassab vai chefiar secretaria de Tarcísio, de olho em espólio do PSDB

Confirmado por Tarcísio na Secretaria de Governo de SP, Kassab quer ampliar seu projeto político no estado e filiar prefeitos tucanos ao PSD 

Felicio Ramuth, Kassab e Tarcísio

Fabio Leite - Metrópoles

Confirmado pelo governador eleito Tarcísio de Freitas(Republicanos) como o próximo secretário de Governo de São Paulo, o ex-ministro Gilberto Kassab (PSD) pretende usar a pasta responsável pela articulação política para expandir seu projeto de poder no estado.

Aliados de Kassab disseram ao Metrópoles que o ex-ministro vai aproveitar o cargo estratégico no governo Tarcísio para filiar ao seu partido o maior número possível de prefeitos do PSDB – sigla que perdeu uma hegemonia de 28 anos no estado, com a derrota do governador Rodrigo Garcia na eleição deste ano.

Em 2020, nas eleições municipais, o PSDB foi o partido que mais elegeu prefeitos em São Paulo. São 178 prefeitos tucanos atualmente, número que equivale a mais do que o dobro dos 65 gestores municipais filiados ao PSD de Kassab.

Com o comando da Secretaria de Governo, responsável pela articulação política do Palácio dos Bandeirantes com a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), Kassab vai aumentar sua influência política no estado, de olho nas eleições municipais de 2024.

Ao mesmo tempo em que assumirá o comando da secretaria de Tarcísio, Kassab negocia dois ministérios para o PSD no governo do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Em troca, suas bancadas na Câmara dos Deputados e no Senado ofereceriam apoio à administração petista.

Comentários