Real Time Big Data: Tarcísio lidera com 58% dos votos válidos; Haddad tem 42%

Em comparação com a última pesquisa para governador de São Paulo do instituto no segundo turno, ambos adversários sofreram oscilações nas pontuações dentro da margem de erro

Tarcísio de Freitas e Fernando Haddad

Estadão

O ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas (Republicanos) está à frente da disputa do segundo turno para o governo de São Paulo, de acordo com levantamento do instituto Real Time Big Data divulgado nesta quarta-feira, 19. O afilhado político do presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 58% votos válidos, cenário em que brancos e nulos são excluídos da soma final. Já o ex-prefeito da capital paulista Fernando Haddad (PT) - candidato do ex-presidente Luiz Inácio da Silva (PT) para o Estado - aparece com 42% dos votos válidos.

Em comparação com o último levantamento do instituto, divulgado no dia 12, Tarcísio oscilou um ponto porcentual para cima no cenário de votos válidos: indo de 57% pra 58% na atual pesquisa. O petista, por sua vez, oscilou para baixo: foi de 43% para 42%. Ambas movimentações dos adversários então dentro da margem de erro da pesquisa, que é de 3 pontos porcentuais.

No cenário de votos totais, o ex-ministro aparece com 49% dos votos válidos, seguido do ex-prefeito, com 36%. Brancos e nulos somam 7%; 8% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não quiseram responder.

A pesquisa Real Time Big Data entrevistou 1.200 pessoas por telefone entre os dias 17 e 18 de outubro. A margem de erro é de 3 pontos porcentuais para mais ou para menos e a taxa de confiança é de 95%. O levantamento foi registrado no TSE sob o número SP-08867/2022.

Comentários