Governo de SP abre processo contra Thiago Brennand por discriminação

Empresário agora responde a processo administrativo sob acusação de discriminação contra mulher; multa pode chegar a R$ 16 mil

Thiago Brennand

Isabella Menon - Folha.com

A Secretaria de Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo abriu um processo administrativo contra o empresário Thiago Brennand sob acusação de discriminação contra mulher.

A Coordenação de Políticas para Mulheres da Secretaria de Justiça concluiu que Brennand teria infringido uma lei estadual que veda atos de discriminação contra a mulher ao agredir a modelo Helena Gomes, 37, em uma academia da capital paulista em agosto.

O processo, publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo nesta quarta-feira (5), corre sob sigilo e, se considerado culpado, Brennand poderá ter de pagar ao estado uma multa de R$ 16 mil.

Antes do processo instaurado pelo governo de São Paulo, Brennand teve a prisão preventiva decretada no último dia 27 de setembro pelo Ministério Público por lesão corporal e corrupção de menores pela agressão a Gomes.

A reportagem entrou em contato com o escritório de Ricardo Sayeg, que representa Brennand, porém o advogado disse que não vai comentar o caso.

De acordo com o secretário Fernando José da Costa, o processo corre paralelamente ao do Ministério Público. "Trata-se de mais um mecanismo de punição que o estado, por meio do processo administrativo, confere àqueles que praticam discriminação."

Recentemente, a Secretaria de Justiça também entrou com processo administrativo contra o deputado estadual Douglas Garcia (Republicanos). Na ocasião, a pasta também considerou que o parlamentar infringiu a lei estadual ao atacar a jornalista Vera Magalhães em um debate na TV Cultura, no dia 13 de setembro.

Brennand é considerado foragido, uma vez que não retornou ao Brasil no prazo estipulado pelo Ministério Público. Ele viajou para Dubai no último dia 4 de setembro, horas antes de ser denunciado pela Promotoria sob a suspeita de lesão corporal e corrupção de menores no episódio da academia.

A defesa de Brennand entrou com pedido de revogação da decisão de prisão preventiva, porém foi negado

Comentários