Geraldo Alckmin inicia ofensiva para tentar reverter vantagem de Bolsonaro no interior de SP

Candidato a vice na chapa presidencial de Lula fará agenda na quinta-feira na cidade de Bauru

Geraldo Alckmin

Sérgio Roxo — O Globo


O ex-governador Geraldo Alckmin, candidato a vice na chapa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), inicia na quinta-feira a sua ofensiva para tentar reverter a vantagem obtida pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) no primeiro turno no interior de São Paulo. 

Alckmin estará na cidade de Bauru. No dia seguinte, irá a Mogi Mirim e Limeira. Enquanto o vice percorrerá as cidades do interior paulista, Lula viajará pelo Nordeste. 

O plano é que até o dia 30 de outubro os dois parceiros de chapas façam a maior parte das agendas separados, numa tentativa de amplificar o alcance da campanha. O modelo foi discutido em reunião do conselho político da candidatura na noite de segunda-feira. 

Ao contrário do que foi praxe no primeiro turno, nessa primeira rodada de agendas no interior, Alckmin não fará atos ao lado do candidato do PT ao governo de São Paulo, Fernando Haddad. 


Liderança nas grandes cidades 

Bolsonaro ficou em primeiro no estado de São Paulo no turno inicial da eleição, com 47,71% dos votos contra 40,89% de Lula. Na capital, o petista venceu por 47,50% contra 37,99%. 

O atual presidente ficou na frente nas 16 maiores cidades do interior e do litoral. Em Bauru, ele teve 53,84% dos votos válidos contra 35,53% de Lula. Em Mogi Mirim, somou 63,64%, e o petista, 26,81%. Em Limeira, Bolsonaro conseguiu 67,28%, e Lula, 24,64%. 

No último sábado, em Campinas, na primeira agenda de sua campanha no interior de São Paulo, Lula foi questionado sobre as dificuldades para conquistar o eleitor da região. O petista disse que “pretende ganhar as eleições em São Paulo” e classificou Alckmin como um “grande trunfo” no estado. 

— Eu sei da importância do Alckmin na eleição de São Paulo. Estou convencido de que vou ganhar as eleições em São Paulo — afirmou Lula. 

Após o fim da entrevista, o vice, que estava ao seu lado, se aproximou dos repórteres para justificar que a situação do PT no interior paulista havia sido pior na eleição de 2018.

Comentários