Geraldo Alckmin ataca negacionismo de Bolsonaro durante a pandemia

Ex-governador ainda defendeu a reforma tributária e desonerações para facilitar a modernização da indústria de saúde



O ex-governador Geraldo Alckmin enfatizou a defesa da ciência nesta sexta-feira e criticou o negacionismo do governo federal durante a pandemia da Covid-19. Alckmin participou de evento promovido pelo Instituto Coalizão Saúde (Icos), em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e a Editora Globo. 

Ao lembrar do enfrentamento da peste bubônica no país no século passado, Alckmin disse que o governo daquela época valorizou a ciência, ao contrário do atual que agiu com negacionismo durante a pandemia — Bolsonaro incentivou inclusive medicamentos ineficazes contra o vírus. O ex-governador, que é médico anestesista, fez referência a criação de institutos de pesquisa.

— Quando teve epidemia de peste bubônica há um século, os ratinhos traziam a doença no porão dos navios. A resposta do governo foi em 1900 criar no Rio de Janeiro o Instituto Soroterápico Federal. Não teve negacionismo dizendo que vacina faz virar jacaré e dá AIDS. O que se fez foi criar a Fiocruz e o Instituto Soroterápico Federal — afirmou Alckmin, que ainda defendeu a reforma tributária e desonerações para facilitar a modernização da indústria de saúde.

Fonte: O Globo

Comentários