Em manifesto, ex-ministros da Saúde e ex-presidentes da ANS e Anvisa defendem voto em Lula

“A eleição de Lula-Alckmin representa hoje a única possibilidade de fortalecer e promover avanços no SUS”, diz documento


Bela Megale - O Globo

No dia do Médico, 29 lideranças da área da Saúde publicaram um manifesto em defesa do voto na chapa Lula-Alckmin. Entre os signatários do documento estão sete ex-ministros da Saúde, cinco ex-presidentes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e dois ex-presidentes da Agência Nacional de Saúde (ANS). Também assinaram o manifesto seis ex-presidentes do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e nove do Conselho Nacional de Secretarias Municipais (Conasems). 

No documento, as lideranças destacam o Sistema Único de Saúde (SUS) como “uma das pedras angulares da nossa democracia e um dos principais vetores de combate à desigualdade social” e listam uma série de conquistas do órgão. Alertam, no entanto, que os avanços “têm sido seriamente ameaçados pelo governo Bolsonaro”. 

“A atuação do presidente no enfrentamento da pandemia é expressão cabal da falta de compromisso com a saúde e com a vida dos brasileiros. Bolsonaro lidou com a pandemia de forma irresponsável e, como consequência desastrosa, o país tem mais de 687 mil mortos pela COVID-19. Substituiu a gestão técnica e científica por uma linha de comando militar e submissa aos interesses do Centrão. Sua irresponsabilidade e desídia não têm limites”, diz o manifesto. 

O documento aponta ainda a “desestruturação das políticas de atenção básica, imunização, saúde mental, saúde da mulher e assistência farmacêutica” realizadas na gestão de Bolsonaro. Os líderes encerram o texto afirmando que “a eleição de Lula-Alckmin representa hoje a única possibilidade de fortalecer e promover avanços no SUS”. 

Os signatários do manifesto são os ex-ministros da Saúde Humberto Costa (2003-2005), José Saraiva Felipe (2005-2006), Jose Agenor Alvarez da Silva (2006-2007), José Gomes Temporão (2007-2011), Alexandre Padilha (2011-2014), Arthur Chioro (2014-2015), Marcelo Castro (2015-2016); os ex-presidentes do CONASS Armando Raggio, Carlos Eduardo Lula, João Gabbardo dos Reis, José Wanderley Neto, Júlio Mülle e Marcus Pestana; os ex-presidentes do CONASEMS Paulo Dantas, José Eri Medeiros, Armando Raggio, Edmundo Gallo, Gilberto Natalini, Luiz Odorico Monteiro de Andrade, Silvio Fernandes da Silva, Helvécio Miranda Magalhães Junior, Fernando Monti; os ex-presidentes da ANS Fausto Pereira dos Santos e André Longo e os ex-presidentes da ANVISA Gonzalo Vecina, Claudio Mayerovicth, Dirceu Raposo de Mello, Dirceu Barbano e Willian Dib.

Comentários