Rainha Elizabeth 2ª enviou mensagem ao Brasil um dia antes de morrer

Chefe da monarquia parabenizou brasileiros pelo Bicentenário da Independência

Rainha Elizabeth 2ª

Folha.com

Uma das últimas mensagens da rainha Elizabeth 2ª antes de morrer foi encaminhada ao presidente Jair Bolsonaro na quarta-feira (7), em comemoração do Bicentenário de Independência do país.

"Em meio à celebração da importante ocasião dos 200 anos de independência, gostaria de parabenizar Vossa Excelência e enviar minhas felicitações ao povo da República Federativa do Brasil, lembrando com carinho da minha visita ao país em 1968. Que continuemos trabalhando com esperança e determinação para superar os desafios globais juntos", escreveu a rainha.

A mensagem foi compartilhada pela embaixadora interina do Reino Unido no Brasil, Melanie Hopkins. Na publicação, ela destacou que o comunicado da monarca era "mais um símbolo da importância do Brasil para o Reino Unido".

Elizabeth 2ª veio ao Brasil em 1º de novembro de 1968. Na ocasião, ela desembarcou no aeroporto de Guararapes, no Recife, e ficou dez dias no país. Segundo relato publicado pela Folha à época, 4.000 homens foram destacados para a segurança do casal.

Ela pousou no Brasil a bordo de um VC-10 da Força Aérea Real Britânica. Ela vestia as cores da bandeira brasileira: chapéu azul e um vestido verde e amarelo, descritos na Folha como "muito sóbrios".

A rainha também visitou Salvador, Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo. Na capital, ela se disse admirada com a capital. "Em particular, impressionou-me a ideia traduzida na mais ousada e bela das arquiteturas, de se construir uma capital em torno dos três Poderes fundamentais do Estado: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário", afirmou.

Comentários