Justiça nega pedido de Haddad para tirar do ar propaganda que vê Rodrigo Garcia com mais chances de vencê-lo no segundo turno

TRE-SP afirma que não há desinformação ou fake news na propaganda do governador


A Justiça Eleitoral negou o pedido de liminar na representação da campanha de Fernando Haddad (PT) contra a propaganda veiculada no rádio e na TV que indica que Rodrigo Garcia (PSDB) é o único candidato com mais chances de vencer o ex-prefeito petista no segundo turno das eleições para o governo de São Paulo.

O TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo) entendeu que a propaganda inserida no horário reservado da coligação São Paulo Pra Frente respeita o caráter dialético do debate democrático. Classificou ainda que a publicidade não induziu o eleitor ao erro quanto ao desempenho na pesquisa.

Na propaganda levada ao ar, Rodrigo é apresentado como o único que pode ganhar do candidato petista no segundo turno. O novo governador de São Paulo vem numa crescente nos principais institutos de pesquisa e diminuiu a diferença e relação ao candidato do PT, enquanto Tarcísio de Freitas (Republicanos) estacionou e perderia por 18 pontos de Haddad no segundo turno. 

Não houve desinformação, segundo decisão do TRE-SP, assim como a justiça descartou fake news na propaganda de Rodrigo Garcia, uma vez que não houve “alavanca para destruição da honra alheia, de modo que se distancie de forma nítida do embate de visões políticas, administrativas, legislativas e ideológicas”.

Comentários