Justiça derruba ação de Haddad contra propaganda que coloca Rodrigo Garcia como favorito para vencer o PT no 2º turno

Propaganda ressalta que “de acordo com a última pesquisa Datafolha, Rodrigo é o único que pode ganhar do candidato petista no segundo turno”



A Justiça Eleitoral negou liminar para Fernando Haddad (PT), autor da ação para retirar do ar propaganda que atesta Rodrigo Garcia (PSDB) com mais chances de vencer o segundo turno nas eleições de governador. A peça de campanha que foi ao ar em 19 de setembro foi baseada em levantamento feito pelo Datafolha, que coloca Rodrigo Garcia com mais chances de derrotar o ex-prefeito petista.

O relator Regis de Castilho Barbosa Filho, do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo), não viu irregularidade na propaganda veiculada pela campanha de Rodrigo Garcia “com potencial de induzir o eleitor em erro, pela utilização de gráficos e afirmações no sentido de que, conforme os resultados de pesquisa, Rodrigo Garcia seria o único candidato capaz de vencer Fernando Haddad em um eventual segundo turno”.

A propaganda ressalta que “de acordo com a última pesquisa Datafolha, Rodrigo é o único que pode ganhar do candidato petista no segundo turno. Veja o gráfico: os números não mentem. Enquanto Rodrigo cresce e diminui a diferença com o candidato do PT, Tarcísio estaciona e perderia por 18 pontos do candidato petista no segundo turno”.

A Justiça entendeu que “os veículos jornalísticos também divulgam a informação da mesma forma, dando a entender que a performance do candidato representado se mostra a mais competitiva com o primeiro colocado, em eventual cenário de segundo turno”, descartando a hipótese de o eleitor ser induzido ao erro.

Comentários