Gestão Rodrigo Garcia sela acordo com concessionária para lançar Trem Intercidades

Decisão é essencial para viabilizar a implantação do projeto

Governador Rodrigo Garcia

O Governo de São Paulo selou nesta quarta-feira (28) acordo com a concessionária de transporte ferroviário de cargas da Malha Paulista para implementação do Trem Intercidades. A anuência prévia da Rumo autoriza o governador Rodrigo Garcia a dar sequência ao projeto de uso das vias segregadas da empresa para criação da nova linha de passageiros entre São Paulo, Jundiaí e Campinas.

“O nosso compromisso é deixar toda a questão burocrática pronta para que as obras do Trem Intercidades possam começar ainda no primeiro semestre de 2023, ligando São Paulo a Campinas com um novo ramal exclusivo de passageiros”, afirmou Rodrigo. “O documento da Rumo fortalece ainda mais nosso desejo de liberar a licitação o mais rápido possível.” 

Nos últimos três anos, o Governo de São Paulo elaborou e concluiu todos os estudos técnicos para implementação do Trem Intercidades. O projeto será executado por meio de PPP (Parceria Público-Privada) com investimento estimado de R$ 10 bilhões para transporte de passageiros entre a Grande São Paulo e a RMC (Região Metropolitana de Campinas).

A anuência é assinada pela presidência da Rumo e pela vice-presidência regulatória e institucional da empresa. A concessionária reconhece a necessidade do uso de bens vinculados à Malha Paulista para viabilizar o Trem Intercidades e também autoriza a criação de vias segregadas de passageiros e de cargas entre Jundiaí e Campinas. 

Com o aval da Rumo, agora o Governo de São Paulo aguarda apenas a formalização do convênio por parte do Ministério da Infraestrutura para lançar o edital de concorrência do Trem Intercidades. A PPP prevê a construção, operação e manutenção dos serviços do Trem Intercidades, além da melhoria do desempenho e da qualidade do serviço da Linha 7‐Rubi da CPTM da capital até Jundiaí.

Comentários