Geraldo Alckmin é cotado para comandar economia em eventual governo Lula

Ex-presidente afirma que quer ministro de perfil político para posto, segundo fontes

Geraldo Alckmin

Marcela Ayres e Bernardo Caram - Folha

Candidato a vice-presidente na chapa de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSB) passou a ser cotado para comandar a política econômica em um eventual novo governo do petista, segundo fontes familiarizadas com as discussões, que ressaltaram que a decisão segue em aberto.

A escolha do ministro será feita por Lula apenas após as eleições —em caso de vitória da dupla, que lidera as pesquisas de opinião—, buscando refletir as alianças costuradas para a candidatura, disseram quatro fontes consultadas pela Reuters. Ainda assim, o nome do ex-governador de São Paulo tem emergido nos debates.

Peça-chave na campanha como um fiador da moderação política e fiscal que o ex-presidente petista quer sinalizar, Alckmin tem sido interlocutor de representantes de vários setores econômicos. Ex-opositor histórico de Lula —concorreu contra o petista pelo Planalto em 2006—, o ex-tucano é bem-visto por empresários e pelo mercado financeiro por ser identificado como uma voz mais ao centro do espectro político.

"Há vários candidatos que preenchem as condições para serem bons ministros da Fazenda, certamente o Alckmin é um deles, é um competente administrador, já foi governador mais de uma vez, é qualificado", afirmou Guido Mantega, que comandou o Ministério da Fazenda entre 2006 e 2014 nas gestões do PT.

Outras duas fontes ligadas a Lula confirmaram, reservadamente, que o nome de Alckmin está entre os cogitados para o comando do ministério em eventual governo do PT.

O deputado federal Alexandre Padilha, que também tem conectado a campanha de Lula a setores do mercado financeiro, pontuou que Alckmin tem sido um candidato a vice "muito leal e importante no diálogo político e com atores econômicos", acrescentando que ele "certamente" terá papel ativo em um eventual governo Lula.

Padilha reforçou que a escolha do ministro para liderar a equipe econômica não será antecipada, enquanto o foco continua sendo em vencer o pleito.

"Alguns atores econômicos se acostumaram com modelo Bolsonaro, de presidente que precisava terceirizar política econômica e apresentar o nome da economia desde o começo da campanha porque não tinha credibilidade", disse o deputado.

"O presidente Lula é diferente do Bolsonaro, não é figura desconhecida; pelo contrário, ele liderou o país no seu melhor momento econômico de crescimento, redução da desigualdade e com saúde das contas públicas. O presidente Lula está mais experiente e se associou a um vice que também tem histórico responsável do ponto de vista de saúde das contas públicas", acrescentou Padilha.

Pesa contra uma possível indicação a estatura política e o acúmulo de cargos do ex-governador. Se Alckmin for de fato alçado ao comando da Fazenda em caso de vitória nas urnas, o arranjo pode ser politicamente mais complicado de ser desfeito. Em caso de insatisfação, retirá-lo abriria crise numa pasta crucial e envolvendo um já poderoso vice, também lido como lastro da responsabilidade fiscal.

Não seria a primeira vez, contudo, que Lula teria um vice-presidente ocupando um posto na Esplanada dos Ministérios —ainda que numa pasta bem menos sensível que a Fazenda. O líder empresarial José Alencar, vice do petista em seus dois mandatos na Presidência entre 2003 e 2010, foi seu ministro da Defesa por pouco mais de um ano no primeiro mandato, tendo deixado o cargo para se candidatar nas eleições seguintes.

Comentários