“Em SP, quem manda é a polícia, jamais a milícia”, diz Rodrigo Garcia após prisão de megatraficante

Polícia Civil capturou nesta quarta (21) Felipe Xavier Barreto dos Santos, 30, em Diadema, na Grande SP

Rodrigo Garcia

Candidato à reeleição, o governador Rodrigo Garcia (PSDB) reforçou nesta quarta-feira a política de repressão total ao crime organizado no território paulista. “Em São Paulo, quem manda é a polícia, jamais a milícia”, declarou Rodrigo após a prisão do megatraficante Felipe Xavier Barreto dos Santos, em Diadema, região metropolitana da capital.

Xavier é apontado pela Polícia Civil de São Paulo como um dos integrantes da cúpula da facção criminosa PCC (Primeiro Comando da Capital). Ele foi detido por policiais do 1º Distrito Policial de Diadema, que já vinham investigando as ações do suspeito na Grande São Paulo.

Conhecido como “Tropa”, ele foi detido com uma grande quantidade de drogas e ao menos uma arma nesta quarta. Ainda de acordo com a polícia, o traficante tem experiência militar e treinava integrantes do PCC no uso de armamentos.

O reforço sistemático nas ações de repressão ao crime é uma das marcas da gestão Rodrigo desde o final de abril. A Operação Sufoco dobou o patrulhamento ostensivo na região metropolitana e também ampliou o número de policiais nas ruas no interior e litoral.

As recentes ações da polícia de São Paulo contra o PCC e seus líderes provocaram ameaças contra Rodrigo. O governador passou a usar colete à prova de balas e recebeu reforço na segurança pessoal nas últimas semanas.

Comentários