Edson Aparecido defende revisão do Pacto Federativo para zerar o déficit habitacional no estado

Candidato propõe que Brasília destine mais verba para construção de Habitação de Interesse Popular em São Paulo


A falta de moradia é um problema que ainda atinge boa parte das cidades do nosso país. Pensando nos que mais necessitam, principalmente na população que mora em áreas de risco ou situação de rua, o candidato ao Senado por São Paulo Edson Aparecido (MDB) tem defendido em sua plataforma de governo que os altos impostos que São Paulo paga anualmente para Brasília volte de forma mais justa, para que o estado possa investir em várias áreas, como a construção de mais moradias populares para zerar o déficit habitacional. 

Esta proposta faz parte do Pacto Federativo, que o candidato tem apresentado durante a campanha ao Senado Federal. Ele vai propor que Brasília destine mais verba para construção de Habitação de Interesse Popular em São Paulo. Se eleito senador, Edson Aparecido, defende que seja feita uma revisão do Pacto Federativo porque o estado de São Paulo, representa 33% do PIB do nosso país, além de ser o responsável por 41% de tudo o que se arrecada no Brasil. Em contrapartida, o nosso estado recebe muito pouco de retorno financeiro, diante dos altos impostos que paga para a União Federal. 

“São Paulo mandou no ano passado 716 bilhões de reais para Brasília, e só tivemos de volta R$ 47 bilhões, ou seja, São Paulo que sempre foi a locomotiva do nosso país está se transformando no trem de carga do país. É preciso rever este Pacto Federativo urgentemente, pois tudo o que a gente paga de impostos pra Brasília, não volta pra São Paulo. Precisamos receber uma porcentagem maior de tudo aquilo que pagamos para Brasília, fique também em São Paulo, para que a gente possa reduzir o déficit em habitação, avançar na moradia, na saúde e em outras áreas”.

Edson Aparecido fala com a experiência de quem já trabalhou na área de habitação popular na maior cidade da América Latina e fez grandes realizações. Quando esteve na Prefeitura de São Paulo, antes de ocupar o cargo de secretário municipal da Saúde, Aparecido foi presidente da Cohab (Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo), período em que teve contato com várias organizações de moradia popular na capital, e para atender as reivindicações, em sua gestão foram entregues 18 mil moradias populares, e ainda conseguiu viabilizar mais 22 mil unidades por meio da PPP (Parceria Público-Privada) que já começaram a ser construídas.

Para ele, este deve ser um dos desafios do gestor público que é procurar dar dignidade e qualidade de vida para a população, principalmente aos que mais necessitam. Edson Aparecido foi deputado estadual, deputado federal, presidente da Cohab, ocupou cargos de secretário de Estado e recentemente foi secretário municipal de Saúde na Prefeitura da cidade de São Paulo nas gestões Bruno Covas (PSDB) e Ricardo Nunes (PSB). É candidato ao Senado por São Paulo pelo MDB.

Comentários