Carioca, Tarcísio não consegue responder seu local de votação em SP: 'É um colégio'; veja vídeo

Rodrigo Garcia usa rede social para ironizar desconhecimento do adversário


Bruno B. Soraggi - Folha.com

Candidato com apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao Governo de SP, o ex-ministro Tarcísio de Freitas (Republicanos) não soube responder o local em que vota em São José dos Campos, município paulista que ele registrou como domicílio eleitoral para concorrer ao Palácio dos Bandeirantes.

Ele foi questionado sobre o assunto em uma sabatina realizada pela TV Vanguarda, afiliada da TV Globo naquela cidade. "O senhor vota onde? Qual é o seu local de votação?", questionou a repórter que conduzia a conversa.

Em resposta, Tarcísio deu um riso abafado e falou: "Ah, é um colégio." "Sabe o bairro, por curiosidade?", seguiu a apresentadora. Constrangido, Tarcísio ficou em silêncio por um momento até a repórter emendar: "Fugiu à cabeça, né?"

"Sim, fugiu à cabeça", completou o candidato do Republicanos.

Tarcísio é ex-ministro da Infraestrutura de Bolsonaro. Carioca de nascença, ele registrou domicílio eleitoral em São José dos Campos alegando ter vínculos afetivos com a cidade, na qual ele também afirma ter familiares.

Em junho, a Folha revelou que o ex-ministro não morava no endereço que declarou como seu domicílio no estado de São Paulo.

Tarcísio indicou à Justiça Eleitoral um apartamento em um bairro nobre de São José dos Campos, que, segundo os papéis, foi alugado diretamente de seu cunhado.

A Folha esteve no local e ouviu do porteiro que o apartamento está desocupado, em reforma. Questionado pela reportagem, Tarcísio admitiu na ocasião não viver atualmente na cidade e que seus vínculos com o estado já foram comprovados à Justiça Eleitoral.

Para transferência do título de eleitor, a legislação exige a residência mínima de três meses no novo domicílio (no caso de Tarcísio, o estado). O contrato de aluguel foi firmado em setembro do ano passado, e a transferência do documento, anteriormente registrado em Brasília, ocorreu em janeiro deste ano.

Com isso, Tarcísio, que nasceu no Rio de Janeiro e vivia em Brasília, ficou apto a concorrer ao governo paulista. A ligação dele com o estado, porém, tem sido questionada por rivais.

O apartamento indicado por Tarcísio fica no bairro da Vila Ema, um dos mais caros em São José dos Campos. O imóvel tem 176 m² e três vagas na garagem e foi comprado pelo cunhado dele em 2015, segundo matrícula do cartório. O imóvel está avaliado em cerca de R$ 1,6 milhão, usando como base apartamentos similares anunciados à venda.

Comentários