Candidatos ao Governo de SP assinam Termo de Compromisso com as mulheres do estado

Para Luiza Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, o objetivo é garantir a visão da mulher nos espaços de decisão das instituições governamentais

Luiza Helena Trajano

O Grupo Mulheres do Brasil, presidido por Luiza Helena Trajano, pediu a candidatos aos governos dos Estados que ratificassem um Termo de Compromisso com agenda mínima que pode servir de base para os processos de planejamento e formulação de políticas do candidato ou candidata, se eleito ou eleita. Em São Paulo, já concordaram com os termos os candidatos Tarcísio de Freitas, Fernando Haddad e Rodrigo Garcia, que farão a assinatura, presencialmente, dia 30.

Pelo termo, os candidatos se comprometem a empenhar esforços na busca da paridade na composição do Governo (e especialmente nas Secretarias de Estado) e criar políticas públicas que gerem possibilidade de ampliação do número de mulheres no mercado de trabalho formal e no empreendedorismo, promovendo sua autonomia e independência econômica; que garantam a elevação da escolaridade e a permanência de jovens e mulheres nas escolas, bem como a valorização da carreira do professor; e prevejam ações efetivas de enfrentamento de todas as formas de violência contra as mulheres, em especial a doméstica e familiar.

Segundo Luiza Helena Trajano, “A ideia é garantir que os candidatos levem em consideração as muitas mulheres especialistas nos temas ocupados por Secretarias para compor seus governos e, com isso, garantir a visão da mulher nos espaços de decisão das instituições governamentais. Já coletamos assinaturas em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo”, explica a executiva.

O Grupo Mulheres do Brasil é constituído por mais 109 mil mulheres com diferentes ascendências étnicas e culturais, das mais variadas idades, raças, classes sociais, credos, formação acadêmica e profissional, que atuam de forma voluntária, em rede, com diversos grupos e movimentos sociais com o objetivo de combater a desigualdade social.

O Grupo entende que as propostas dos candidatos e das candidatas devem estar comprometidas em garantir os direitos fundamentais da população sob os princípios que estruturam o Estado democrático de direito brasileiro, incluindo da igualdade de direitos entre homens e mulheres.

“O Grupo Mulheres do Brasil acredita que a agenda mínima que pode servir de base para os processos de planejamento e formulação de políticas dos candidatos, quando eleitos, e contribuirá para a promoção de uma sociedade mais justa e igualitária, com maior participação feminina nas decisões governamentais”, conclui Lígia Pinto, Diretora de Relações Governamentais.

Comentários