Rodrigo Garcia: campanha será pautada por respeito e humildade para proteger SP da guerra política

Governador de SP inicia a campanha nesta terça-feira (16) com o apoio de 10 partidos que formam a maior coligação para estas eleições


Para a campanha eleitoral que começa oficialmente nesta terça-feira (16), Rodrigo Garcia, que concorre à reeleição para o governo de São Paulo pelo PSDB, garante muito “respeito e humildade” para levar ao eleitor propostas concretas para que o estado continue crescendo e oferecendo oportunidade para todos.

“Da minha parte, os paulistas terão aquilo que merecem: respeito e humildade. Passei por quase todas as áreas do governo, é por isso que estou aqui: pra proteger São Paulo dessa guerra política, garantir as conquistas de todos e mudar o que não funciona”, pontuou Rodrigo em publicação feita no Twitter nesta manhã.

Rodrigo detém um extenso currículo e de contribuição para o estado. Foi deputado estadual, deputado federal, presidente da Assembleia Legislativa do Estado, ocupou cargos de secretaria de Estado, foi vice-governador por três anos e quatro meses e tomou posse como governador em abril deste ano.

O atual governador do estado lidera a coligação São Paulo Pra Frente, formada por 10 partidos políticos: PSDB, União Brasil, MDB, Podemos, Cidadania, PP, Pros, Avante, Patriota e Solidariedade. Ele tem como vice o deputado federal Geninho Zuliani, do União Brasil. A chapa conta ainda com Edson Aparecido, do MDB, como candidato ao Senado Federal, além de candidatos a deputado estadual e deputado federal.


Currículo

Aos 48 anos, o currículo de Rodrigo Garcia é de muita dedicação ao serviço público. Nasceu em Tanabi e passou a adolescência em São José do Rio Preto, até se mudar para São Paulo para cursar Direito. Antes mesmo de se formar, aos 21 anos, foi convidado para trabalhar com o governador Mário Covas como secretário-adjunto de Agricultura. Dois anos depois foi nomeado chefe de gabinete da Secretaria de Planejamento da prefeitura de São Paulo.

Aos 24 anos, enfrentou o primeiro desafio nas urnas: a eleição para deputado estadual. Ocupou o cargo por três mandatos na Alesp (Assembleia Legislativa do Estado). Foi presidente da Alesp e o mais jovem governador de São Paulo ao ocupar o cargo interinamente, em 2006. Por duas vezes foi eleito deputado federal, licenciando-se do mandato para assumir importantes cargos dentro da esfera estadual.

Assumiu a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado em 2011, responsável por ampliar o número de restaurantes Bom Prato. Em 2013 migrou para a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, onde triplicou a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional através do programa Via Rápida Emprego e ampliou a oferta de cursos técnicos e tecnológicos.

Como secretário de Habitação, de 2015 a 2018, bateu o recorde de construção de moradias populares em uma única gestão: 107.751 casas entregues para a população de baixa renda. Organizou a primeira parceria público privada (PPP) de habitação de interesse social do país em 2015. Já são mais de 1.500 moradias entregues no centro velho da capital de SP.

O entusiasmo pela causa pública e os grandes resultados nos cargos ocupados levaram Rodrigo ao protagonismo da política estadual. Em 2018, com quase 11 milhões de votos, foi eleito vice-governador e, na ocasião, assumiu a Secretaria de Governo, uma das pastas mais estratégicas para turbinar as políticas públicas no estado.

Foi com sua supervisão que os mais importantes programas da história de São Paulo foram lançados. Implementou o Pró São Paulo, com 8 mil obras essenciais, investimentos de mais de R$ 50 bilhões e geração de 200 mil empregos diretos.

Em abril deste ano ele tomou posse como governador no Bom Prato de Paraisópolis. A partir daí, visitou todas as regiões do estado para dar continuidade aos programas de governo e investimentos de sucesso. Fortaleceu a segurança após dobrar número de policiais nas ruas das principais cidades, com a Operação Sufoco, que garantiu a prisão de suspeitos através das operações policiais, principalmente na Região Metropolitana de São Paulo.

Comentários