Rodrigo Garcia acompanha retomada das operações do tatuzão da Linha 6-Laranja de metrô

Equipamento que fará escavação em solo percorrerá, em média, 12 metros por dia

O governador Rodrigo Garcia

O governador Rodrigo Garcia acompanhou nesta quarta-feira (31) a retomada das operações do tatuzão da Linha 6-Laranja do metrô. A tuneladora Maria Leopoldina - popularmente conhecida como tatuzão - reinicia seu percurso sentido sul, em direção à estação São Joaquim, onde haverá uma integração com a Linha 1-Azul.

“Essa é a maior obra da América Latina. Isso mostra o esforço do Governo de São Paulo em fazer obras de mobilidade que vão transformar a vida das pessoas. Daqui a três anos, a cidade de São Paulo será beneficiada com essa grande obra, que vai transportar mais de 600 mil pessoas todos os dias, melhorando a qualidade de vida e diminuindo o tempo no transporte público”, disse Rodrigo Garcia. 

De acordo com a concessionária Linha Uni, responsável pela operação da nova linha, o equipamento fará a perfuração em solo, com previsão de percorrer 12 metros, em média, por dia. Ainda esse ano, a outra tuneladora fará o sentido norte da linha até a futura estação Brasilândia, com escavação em rocha.

O equipamento pesa duas mil toneladas e tem 109 metros de extensão, com diâmetro de escavação de 10,6 metros. A máquina possui refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para a retirada do material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares. Entre os diferentes profissionais envolvidos na operação e logística da tuneladora, estão engenheiros, operadores, técnicos de manutenção mecânica e elétrica, agrimensores, colaboradores de maquinaria e responsáveis de saúde e segurança.

As obras da Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo contam com 35 frentes de trabalho ativas e mais de 9 mil empregos gerados. A Linha Uni ligará as estações Brasilândia e São Joaquim, na região central, em um trajeto de 15 quilômetros, com 15 estações. O tempo de transporte entre os dois pontos da cidade, que atualmente leva 90 minutos de ônibus, será reduzido a apenas 23 minutos. A linha deverá transportar cerca de 633 mil passageiros por dia.

O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) do Governo do Estado de São Paulo com a Concessionária Linha Universidade, que realizará a operação por 19 anos.

Comentários