Paraná Pesquisas: Rodrigo Garcia cresce 52%

Pré-candidato tucano saiu de 7,3% em maio, atingiu 9,2% em julho e agora está com 14%

Rodrigo Garcia (PSDB)

Rodrigo Garcia (PSDB) foi o pré-candidato ao governo de São Paulo mais que cresceu em intenções de votos na Paraná Pesquisas divulgada na manhã desta segunda-feira (1º). O atual governador do Estado saiu de 7,3% em maio, atingiu 9,2% em julho e agora está com 14%, com crescimento de 52%. Ele reduziu a diferença que era de 10% para 8,5% em relação a Tarcísio de Freitas (Republicanos), o segundo colocado.

O resultado foi muito comemorado entre os aliados de Rodrigo Garcia, que viram um salto exponencial do tucano em relação aos adversários devido à sua pré-campanha tomar corpo e por seu nome ficar ainda mais conhecido entre os eleitores. Outros institutos de pesquisa já indicam Rodrigo Garcia em segundo lugar na corrida por SP, empatado com Tarcísio. Em julho, Datafolha e da Genial/Quaest colocaram o tucano com mais chances de chegar ao segundo turno para um possível embate com o petista Fernando Haddad.

A Paraná Pesquisas também identificou melhor avaliação do governo Rodrigo Garcia em São Paulo. A aprovação do atual governador, que busca a reeleição em outubro, é de 45,7%. Em maio, a avaliação era positiva para 35,3% do eleitorado. Outro dado que anima os aliados do governador de São Paulo é o crescimento do percentual de eleitores que poderiam votar em Rodrigo Garcia, que saltou de 30,4% em maio para 43,6% agora em agosto. Foi o maior crescimento em relação aos dois maiores concorrentes na disputa. Tarcísio de Freitas subiu pouco mais de 3% e Fernando Haddad caiu 2 pontos percentuais.

O levantamento da Paraná Pesquisas mostra que a intenção de votos de Fernando Haddad e Tarcísio de Freitas cai quando são ligados aos padrinhos políticos. Quando o eleitor é questionado se votaria num candidato apoiado por Lula (PT) e Bolsonaro (PL), em julho Haddad tinha 36,2% e no levantamento de hoje está com 35,1%. Tarcísio também caiu em relação ao levantamento anterior: foi de 31,2% para 30,9%. Rodrigo Garcia subiu de 11,8% para 13,3% quando o eleitor é questionado se votaria nele tendo o apoio de Simone Tebet (MDB).


70% ainda não escolheram seu candidato a governador em SP

Quase 70% dos leitores em São Paulo não sabem em quem votar em outubro para governador. A Paraná Pesquisa de hoje (1º) mostra que, na pesquisa espontânea, 68,8% do eleitorado não escolheram candidato. Na pesquisa estimulada, o índice de eleitores indecisos é de 27%, pouco inferior em relação ao levantamento de julho.

A Paraná Pesquisa ouviu 1.880 eleitores entre os dias 25 e 28 de julho. O nível de confiança é de 95,0% e a margem de erro é de 2,3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada sob o número SP-03818/2022.

Comentários