Fernando Henrique Cardoso assina manifesto pela democracia

Documento já tem 759 mil signatários e será lido na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso 

Folha.com

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assinou o manifesto "Carta às brasileiras e aos brasileiros em defesa do Estado democrático de Direito", que será lançado na Faculdade de Direito da USP, em São Paulo, no dia 11 de agosto.

A ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e os pré-candidatos à Presidência nas eleições deste ano Simone Tebet (MDB), Felipe d'Ávila (Novo) e Ciro Gomes (PDT) também apoiaram o movimento, assim como o pré-candidato do PSB à Presidência, Geraldo Alckmin. ​Até a tarde desta sexta-feira (5), o documento reunia 759 mil assinaturas.

Organizado por ex-alunos do curso de direito da USP, o manifesto é uma iniciativa suprapartidária que não menciona o nome de Jair Bolsonaro (PL) —embora seja considerado uma resposta às ameaças golpistas do presidente.

O texto foi concebido com expressões moderadas para atrair o maior número possível de signatários, evitando termos que soassem radicais, divisivos, pró-PT, anti-Bolsonaro ou de qualquer forma partidário.

O documento ainda reuniu a assinatura de ex-ministros do STF (Supremo Tribunal Federal), políticos, empresários, artistas e várias outras personalidades.

Entre os signatários estão o economista e ex-presidente do Banco Central Arminio Fraga, o ex-presidente do Itaú Candido Botelho Bracher, o apresentador Luciano Huck e o ex-governador de São Paulo João Doria (PSDB), além de banqueiros como Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles.

com BIANKA VIEIRA, KARINA MATIAS e MANOELLA SMITH

Comentários