Band realiza hoje primeiro debate entre candidatos ao governo de São Paulo

Veja como assistir; conheça as regras do debate

Band realiza hoje primeiros debates entre candidatos aos governos estaduais

A Band mantém a tradição e realiza os primeiros debates entre os candidatos aos governos estaduais neste domingo (7), às 21h (horário de Brasília). Além de São Paulo, outros oito estados e o Distrito Federal já confirmaram os encontros. Estão na lista: Amazonas, Bahia, Minas Gerais, Paraná, Paraíba, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

O encontro em São Paulo, que será mediado pelo jornalista Rodolfo Schneider, contará com as presenças de Fernando Haddad (PT), Tarcísio de Freitas (Republicanos), Rodrigo Garcia (PSDB), Vinícius Poit (Novo) e Elvis Cezar (PDT).

“Pela primeira vez, os eleitores verão frente a frente os candidatos perguntando, respondendo, replicando e concluindo suas ideias. Várias novidades foram preparadas para esses encontros. Uma delas é criar condições para que cada um administre seu próprio tempo de participação nas respostas e nas suas conclusões. Não faltarão espaço e liberdade para que os políticos exponham suas propostas, programas e compromissos, dando ao eleitor o suficiente para fazer as comparações e suas escolhas”, adianta o executivo.

Caso haja segundo turno, o debate será realizado no dia 5 de outubro.


Como assistir

Para acompanhar os debates, o eleitor terá diversas plataformas para poder ver e ouvir as propostas dos candidatos ao cargo de Governador.

Pela TV, o eleitor vai poder assistir pela tela da Band, ao vivo. A transmissão também acontecerá pelo Bandplay com a exibição ao vivo de todos os estados onde o debate está acontecendo. As rádios Bandeirantes e BandNews FM também farão uma cobertura completa dos debates.

Pela internet, a Band também terá cobertura e exibição dos debates pelo Youtube, Facebook e Twitter. Além das transmissões dos debates, o eleitor vai poder conferir conteúdos exclusivos online através do site Band.uol.com.br, que terá informações em tempo real dos embates, fotos de bastidores, vídeos das chegadas dos candidatos e toda a repercussão nacional.


Conheça as regras do debate

O debate contará com três blocos, nos quais os candidatos poderão discutir e apresentar propostas para os principais problemas do estado.


Primeiro bloco

Cada candidato tem um minuto para responder uma primeira pergunta programática, escolhida pela produção da Band. As respostas acompanham a ordem de posicionamento no vídeo, da esquerda para a direita, conforme sorteio prévio.

Na sequência, começa a primeira rodada em que candidato pergunta para candidato em ordem já definida previamente.


Pergunta: um minuto

Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)

Réplica: um minuto

Tréplica: tempo que restar da resposta


Segundo bloco

Jornalistas do Grupo Bandeirantes fazem perguntas para os candidatos, escolhendo quem vai responder e quem vai comentar a resposta. Todos respondem e todos comentam.

Pergunta: um minuto

Resposta: dois minutos

Comentário: um minuto

Réplica: um minuto


Terceiro bloco

Em ordem definida por sorteio, candidato pergunta para candidato. Todos perguntam e todos respondem.

Pergunta: um minuto

Resposta: quatro minutos (tempo a ser distribuído entre resposta, de ao menos um minuto, e tréplica)

Réplica: um minuto

Tréplica: tempo que restar da resposta


Considerações finais

Cada candidato tem um minuto para as considerações finais, em ordem inversa ao início do debate


Direito de Resposta

Em caso exclusivamente de ofensa moral e pessoal, o candidato poderá solicitar ao mediador direito de resposta. O mediador submeterá ao comitê formado por dois jornalistas e advogado a avaliação do pedido. A resposta será dada no mesmo bloco. Na hipótese de deferimento da solicitação, serão concedidos 45 segundos.


Parceria com Google

O Google e a Band, por meio da Vibra Digital, empresa de tecnologia e inovação do Grupo Bandeirantes, repetem a parceria de sucesso das eleições de 2018 e 2020. Os temas mais pesquisados durante os debates entre os candidatos e na cobertura eleitoral serão analisados pelos eleitores pela maior plataforma de buscas do planeta. O objetivo é ampliar a diversidade política.

A partir de dados do Google, o eleitor terá acesso a um relatório inédito, em formato impresso e digital, sobre as principais dúvidas e interesses do brasileiro em temas ligados ao pleito.

Comentários