Governo nos Bairros oferece 25 ações com serviços gratuitos à população da zona Leste de São Paulo

Evento, realizado na Fatec Itaquera, promoveu mutirão de cirurgias, busca de vagas de trabalho, emissão de documentos, vacinação de cães e gatos, dentre outros serviços


O Governo de São Paulo promoveu nesta quinta-feira (28) o Governo nos Bairros zona Leste que, em parceria com a Prefeitura de São Paulo, ofereceu à população 25 diferentes ações com serviços gratuitos, como mutirão de cirurgias, busca de vagas de trabalho, emissão de documentos e vacinação de cães e gatos. O evento, que foi realizado na Fatec Itaquera, contou com a presença do governador Rodrigo Garcia e do prefeito Ricardo Nunes.

“Nós temos um Estado em que as coisas funcionam, que entrega política pública para a nossa sociedade, mas que sabe da importância de a gente continuar trabalhando para melhorar cada vez mais o nosso estado e, consequentemente, a nossa cidade. Hoje nós estamos aqui prestando contas do que estamos fazendo em cada bairro, cada região da zona leste de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

Destinado aos moradores de Aricanduva, Vila Formosa, Cidade Tiradentes, Ermelino Matarazzo, Guaianases, Itaquera, Penha, Itaim Paulista, São Miguel Paulista, São Mateus, Sapopemba e Vila Prudente, o mutirão de serviços ofereceu vacinação contra a Covid-19 e Influenza, testagem de níveis de glicemia, sífilis, HIV e aferição de pressão arterial, além de orientações para o mutirão de cirurgias. Também foram aplicadas vacinas em cães e gatos.

O trabalhador pôde buscar recolocação no mercado, com cadastro no sistema de busca de vagas de emprego, orientação para elaboração de currículos e participação em entrevistas, além de emissão de Carteira de Trabalho Digital. Houve ainda inscrições para cursos de qualificação profissional pelo Novotec e Via Rápida e do Fundo Social do Estado de São Paulo. Também foi disponibilizado um estande para atendimento à Pessoa com Deficiência, que contou com paraoficina e ofereceu cursos de qualificação profissional e encaminhamento para vagas de trabalho.

Durante o mutirão de serviços, interessados tiveram apoio de colaboradores do Poupatempo para realizar 20 serviços digitais, como solicitação de segunda via de RG, renovação de CNH, emissão de Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro-desemprego, carteira de vacinação da Covid-19 e serviços do Bolsa do Povo (atualização de cadastro, segunda via de cartão e consulta de saldo) e Vale-Gás. Uma unidade móvel do IIRGD (Instituto de Identificação do Estado) emitiu novas carteiras de identidade.

Os empreendedores tiveram atendimento da Desenvolve SP - com orientação sobre linhas de crédito -, do Banco do Povo - que promove microcrédito para micro e pequenas empresas - e do Sebrae Móvel. O Procon ficou à disposição para orientar as pessoas sobre os direitos do consumidor e consumo consciente.

Além desses serviços, o Governo nos Bairros zona Leste contou com: estandes da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP) para auxílio a mutuários e entrega de regularização de imóveis; atendimento da Sabesp para segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamento de dívida, entre outros serviços; base móvel da Polícia Militar e delegacia móvel da Polícia Civil para registros de boletins de ocorrência.

Comentários