Governo nos Bairros leva mutirão de serviços gratuitos à zona Sul de São Paulo

Vacinação, emissão de documentos, inscrições para cursos e encaminhamento para vagas de trabalho estavam entre os serviços oferecidos


O Governo de São Paulo realizou nesta sexta-feira (29) o Governo dos Bairros zona Sul com um mutirão de serviços gratuitos à população. Promovido em parceria com a Prefeitura de São Paulo na Etec Carolina Carinhato Sampaio, no Jardim Vergueiro, o evento promoveu ações de cidadania, emissão de documentos, encaminhamento para vagas de trabalho, atendimentos de saúde e orientação a empreendedores. O evento contou com a presença do governador Rodrigo Garcia e do prefeito Ricardo Nunes.

“Nós percorremos a cidade de São Paulo, eu percorri também o estado de São Paulo, para aproximar o Governo do Estado das pessoas, não só prestando contas, mas ouvindo aquilo que cada população tinha de expectativa em relação às ações do Governo. Agora, estamos aqui fechando esse ciclo de visitas e também de oitivas na zona Sul de São Paulo”, disse Rodrigo Garcia.

O mutirão atendeu moradores das regiões de Campo Limpo, Capela do Socorro, Cidade Ademar, Jabaquara, M’Boi Mirim, Parelheiros e Santo Amaro. Entre os diversos serviços oferecidos, houve vacinação contra a Covid-19 e Influenza, testagem de sífilis, HIV e glicemia, aferição de pressão arterial e orientações sobre o Mutirão de Saúde.

Quem estava buscando trabalho e qualificação profissional pôde se inscrever nos cursos do Novotec e Via Rápida, emitir carteira de trabalho, receber orientação para participação em entrevistas e elaboração de currículos, se cadastrar no sistema de busca de emprego e ter encaminhamento para vagas.

Um estande do Fundo Social do Estado de São Paulo foi montado na Etec para receber doações de cobertores e agasalhos em bom estado, além de oferecer inscrições para 20 cursos nas áreas de beleza, moda, gastronomia, construção civil, informática e administração e empreendedorismo. Os empreendedores também tiveram acesso ao Banco do Povo - que promove microcrédito para micro e pequenas empresas –, da Desenvolve SP - com orientação sobre linhas de crédito - e do Sebrae Móvel.

Houve também atendimento do Poupatempo com 20 serviços digitais, renovação de CNH, segunda via de RG, emissão de carteira de vacinação da Covid-19, de Atestado de Antecedentes Criminais, Seguro-desemprego e serviços do Bolsa do Povo (atualização de cadastro, segunda via de cartão e consulta de saldo) e Vale-Gás.

Os serviços oferecidos também compreenderam: atendimento do Cidadania Itinerante, com recebimento de denúncias de racismo, discriminação e intolerância; auxílio a mutuários e entrega de regularização de imóveis pela Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo (CDHU) e da Companhia Metropolitana de Habitação de São Paulo (COHAB-SP); emissão de carteira de identidade; atendimento da Sabesp para segunda via de conta, troca de titularidade e parcelamento de dívida; base móvel da Polícia Militar; e delegacia móvel da Polícia Civil para registros de boletins de ocorrência.

Comentários