Governo de SP investirá R$ 19,5 milhões para equipar novo AME Mais em Ribeirão Preto

Uma segunda unidade do Bom Prato também está em construção na cidade; novos equipamentos atenderão a população de Ribeirão Preto e região


O governador Rodrigo Garcia visitou nesta quinta-feira (28) as obras do futuro Ambulatório Médico de Especialidade Mais (AME Mais) de Ribeirão Preto e da segunda unidade do Bom Prato, que será instalada junto ao Hospital das Clínicas. O AME Mais é o primeiro da região e contará com investimentos de R$ 19,5 milhões do Governo de SP para aquisição de equipamentos e mobiliário.

“São duas obras importantes que vão ao encontro do que queremos para o Estado de São Paulo. Um Estado acolhedor, que apoia a população mais carente e conta com um sistema de saúde cada vez melhor, ágil e resolutivo”, afirmou o governador.

O novo AME Mais atenderá 26 especialidades médicas e não médicas em um terreno de mais de 17 mil m². Serão 24 consultórios, 22 salas de exames e 4 centro cirúrgicos, permitindo o funcionamento como Hospital Dia para a realização de cirurgias de baixa e média especialidades. As obras, que estão sob a responsabilidade da prefeitura, estão com cerca de 60% concluídas e devem ser entregues até o final do ano.

Entre parte dos equipamentos que serão adquiridos com o recurso liberado pelo Governo de SP, estão uma ressonância magnética, um aparelho de tomografia computadorizada, além de aparelhos para endoscopia, fonoaudiologia, oftalmologia e demais especialidades.

“O AME será um equipamento de alta resolutividade para a região, desafogando hospitais e demais ambulatórios. Os investimentos do Governo do Estado permitirão que a unidade tenha equipamentos de alta tecnologia, ampliando a assistência aos pacientes da região”, destaca o secretário-executivo de Estado da Saúde, Eduardo Ribeiro.


Bom Prato

O governador Rodrigo Garcia também acompanhou de perto o andamento das obras da segunda unidade do Bom Prato na cidade. O prédio onde funcionará o novo restaurante está sendo readaptado pela prefeitura, de acordo com o layout definido pelo Governo do Estado.

Com previsão de entrega para outubro, as obras já alcançaram 80% de sua execução. A unidade será pioneira na implantação de um modelo que prioriza a sustentabilidade, sendo autossuficiente em energia solar e reuso de água. O local servirá um total de 1.500 refeições, sendo 1.200 almoços e 300 cafés da manhã e atenderá pacientes e acompanhantes do complexo hospitalar.

Até o final do ano, entrarão em funcionamento mais 8 unidades do Bom Prato, três na capital, três na RMSP e duas no interior. Outras duas unidades (Grajaú e Santana) serão reabertas na capital. Também passarão a circular 12 postos móveis da rede do restaurante popular.

Atualmente, o Bom Prato conta com 83 postos, sendo 66 fixos e 17 móveis. Do total de fixos, 11 deles foram entregues a partir de 2019 - Presidente Prudente, São Bernardo do Campo I e II, Cubatão, Cidade Dutra, Itapevi, Francisco Morato, Embu das Artes, Cotia, Praia Grande e Jacareí.


Gratuidade

Desde maio de 2020, a Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado tem oferecido, de forma inédita, gratuidade nas refeições do Bom Prato para as pessoas em situação de rua. Adotada durante a fase mais fase aguda da pandemia da COVID-19, a política pública, que inicialmente iria até 31 de julho, foi prorrogada até 31 de dezembro. Até o momento, o Estado já financiou e forneceu mais de 2,2 milhões de refeições gratuitas.

A gratuidade das refeições é estabelecida a partir de convênio com as prefeituras, sendo de responsabilidade municipal a identificação e localização dos beneficiários, além da entrega dos cartões às pessoas que estão em situação de vulnerabilidade social.

Comentários