Datafolha: 45% consideram governo Bolsonaro ruim ou péssimo

Avaliação positiva da gestão presidencial oscila dois pontos positivamente e chega a 28%


O Globo

O governo do presidente e pré-candidato à reeleição pelo PL, Jair Bolsonaro, é avaliado como ruim ou péssimo por 45% dos brasileiros, segundo a mais recente pesquisa Datafolha. A reprovação à gestão do presidente oscilou dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior, que havia apontado o governo com índices de ruim ou péssimo de 47% entre os entrevistados.

Na rodada mais recente do Datafolha, além dos 45% de ruim/péssimo, o governo Bolsonaro é considerado regular por 26% (mesmo patamar da pesquisa de junho), e ótimo/bom por 28%, o que indica uma oscilação de dois pontos percentuais em relação ao levantamento anterior.

A pesquisa sinaliza estabilidade da rejeição ao governo em relação aos números do último levantamento para o presidente. Com Bolsonaro em busca da reeleição, nos últimos meses o instituto já vinha apontando que sua gestão tem tido avaliação como ruim/péssima próxima à soma das avaliações regular e ótimo/bom. Bolsonaro também é eleitoralmente o candidato mais rejeitado de toda a disputa.

O nível de confiança no que diz o presidente, por sua vez, era baixo e oscilou ligeiramente, dentro da margem de erro: 52% afirmam nunca confiar nas declarações de Bolsonaro (eram 53% em junho). Os que acreditam nele às vezes são 29% (29% em junho), e os que confiam totalmente são 18% (17% no mês passado).

A pesquisa Datafolha ouviu 2.556 eleitores presencialmente em 181 municípios de todas as regiões do país. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais e para menos, e o índice de confiança é de 95%. O registro da sondagem no TSE é BR-01192/2022.

Comentários