Cidade de São Paulo inicia vacinação contra Covid-19 para faixa etária de 3 a 4 anos

A partir desta quarta serão vacinadas crianças indígenas, com deficiência permanente e comorbidades; doses remanescentes serão disponibilizadas para público fora destas condições


Nesta quarta-feira (20), a vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite segue na capital.

Para receber a primeira dose do imunizante contra o coronavírus, ficam elegíveis a partir de hoje crianças de 3 a 4 anos com deficiência permanente, comorbidades e indígenas. Além disso, crianças sem comorbidades ou deficiência poderão ser inscritas nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para recebimento de doses remanescentes.

No momento da inscrição, que pode ser feita em UBS próxima à residência ou escola da criança, os responsáveis devem apresentar comprovante de endereço e telefone e aguardar a convocação. Também está disponível a terceira dose adicional (DA3) para as pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, desde que tenham tomado a segunda dose adicional (DA2) há pelo menos quatro meses. O mesmo critério vale para a DA2, disponível para pessoas com mais de 35 anos.

Vacinação contra gripe

A vacina contra o vírus Influenza, causador da gripe, está disponível para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade. Com a chegada do inverno o objetivo é atingir 90% de cobertura vacinal com este imunizante.

Sarampo e poliomielite

Para receber o imunizante contra sarampo, estão elegíveis crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar. Os dois imunizantes são aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

É importante mencionar que, seguindo recomendações do Ministério da Saúde, na última sexta-feira (15), foi determinado que a vacina contra a Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com demais imunizantes, para as crianças de 3 a 11 anos de idade, ou seja, não é mais necessário o intervalo mínimo de 15 dias entre as doses.

Multivacinação infantil

Na vacinação voltada ao público infantil, são disponibilizados permanentemente imunizantes como: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola), tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela), BCG, pentavalente, vacina inativada poliomielite (VIP), vacina oral poliomielite (VOP), pneumo 10, rotavírus, meningo C, meningo ACWY, varicela, hepatites A e B, febre amarela, DTP (difteria, tétano e coqueluche), dupla adulto, HPV e pneumo 23.

SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

20 de julho de 2022 (quarta-feira)

Megapostos: Vacinação de adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos -Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação Crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Comentários