Prefeitura de São Paulo inclui novos grupos em doses adicionais contra Covid-19 nesta segunda (27)

Pessoas com mais de 40 anos podem tomar a segunda dose adicional, e, no caso de imunossuprimidos, a terceira dose adicional; além disso, vários grupos que tomaram a primeira dose da Janssen têm novas doses disponíveis


Nesta segunda-feira (27), a rede municipal prossegue com as campanhas de vacinação contra a Covid-19, gripe, sarampo e poliomielite.

Na vacinação contra o coronavírus, a partir de hoje estão elegíveis para a terceira dose adicional (DA3) pessoas imunossuprimidas com mais de 40 anos, desde que tenham tomado a segunda dose adicional (DA2) há pelo menos quatro meses. O mesmo critério vale para a DA2, disponível a partir de hoje para pessoas com mais de 40 anos de idade.

Para quem iniciou o esquema vacinal com Janssen, novas doses estão disponíveis. Pessoas com mais de 18 anos de idade podem tomar a terceira aplicação, desde que tenham recebido a segunda aplicação há pelo menos quatro meses. Para quem tem mais de 40 anos também estará disponível a quarta aplicação, observado o mesmo prazo.

Ainda para quem tomou Janssen na primeira dose, a quarta aplicação fica disponível para quem é imunossuprimido e tem de 18 a 39 anos, enquanto o público de 40 anos ou mais que também possui alto grau de imunossupressão poderá tomar a quinta aplicação. Nos dois casos, também é necessário o intervalo de quatro meses em relação à dose anterior. Mulheres que estejam grávidas ou puérperas deverão receber exclusivamente imunizantes Pfizer ou Coronavac; para gestantes e puérperas que estejam imunossuprimidas, a indicação é para que tomem exclusivamente o imunizante da Pfizer.

Vale destacar que o imunizante contra a Covid-19 também está disponível para as crianças de 5 a 11 anos de idade. Adolescentes de 12 a 17 anos já podem receber a dose de reforço do imunizante, desde que tenham tomado a segunda dose há pelo menos quatro meses

No caso da vacina da gripe, ela vem sendo oferecida para toda a população da capital com idade acima de seis meses de idade. O objetivo, com a chegada do inverno, é atingir 90% de cobertura vacinal com este imunizante.

Para receber o imunizante da Covid-19 ou gripe, basta procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) ou Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, das 8h às 17h.

Vacina contra sarampo e poliomielite
Podem receber o imunizante contra sarampo as crianças acima de seis meses e menores de cinco anos, profissionais de saúde e nascidos a partir de 1960.

Para poliomielite, estão aptas as crianças menores de cinco anos, sem histórico vacinal ou com esquema vacinal incompleto, além de adolescentes até 19 anos nas mesmas condições. Viajantes, imigrantes e refugiados de países endêmicos ou em surto, de qualquer idade, sem registro de aplicação, também podem se vacinar. Os dois imunizantes estão sendo aplicados nas UBSs e AMAs/UBSs Integradas.

As doses contra sarampo e Covid-19 não podem ser aplicadas no mesmo dia para crianças entre 5 e 11 anos de idade. Dessa forma, o imunizante contra Covid-19 deve ser priorizado e, após um período de 15 dias, a vacina do sarampo pode ser aplicada.


SERVIÇO - VACINAÇÃO NA CAPITAL

27 de junho de 2022 (segunda-feira)

Megapostos: Vacinação adolescentes e adultos - Funcionamento das 8h às 17h.

Unidades Básicas de Saúde (UBSs): Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

AMAs/UBSs Integradas: Vacinação crianças de 5 a 11 anos de idade, adolescentes e adultos - Funcionamento das 7h às 19h.

Comentários