Ministério Público manda polícia investigar mudança de domicílio eleitoral de Tarcísio de Freitas

Mudança de domicílio eleitoral do candidato do Republicanos do Rio de Janeiro para São Paulo é alvo de investigação por parte da Promotoria Eleitoral desde abril deste ano

Tarcísio de Freitas

O promotor eleitoral Luiz Fernando Guedes requisitou a instauração de inquérito policial para apurar eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral do ex-ministro da Infraestrutura Tarcísio Gomes de Freitas, pré-candidato ao governo de São Paulo pelo partido Republicanos. 

A informação foi confirmada na tarde desta segunda-feira (27) pela assessoria de imprensa do Ministério Público Estadual. A investigação ficará a cargo da polícia. 

A mudança de domicílio eleitoral do candidato do Republicanos do Rio de Janeiro para São Paulo é alvo de investigação por parte da Promotoria Eleitoral desde abril deste ano. 

A requisição é decorrente de “diversas denúncias sobre eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral de Tarcísio Gomes de Freitas”, de acordo com o MP-SP. 

A denúncia foi feita pelo jornal Folha de São Paulo, que afirmou que Tarcísio não mora no imóvel indicado à Justiça Eleitoral em São José dos Campos, no Vale do Paraíba. A Promotoria Eleitoral seguirá acompanhando o trâmite do inquérito e se manifestará tão logo ocorra o encerramento das apurações”. 

Na quinta-feira (9), o PSOL protocolou no Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) pedido para apurar a transferência de domicílio eleitoral de Freitas "às vésperas do pleito". 

Em outro caso, o TRE-SP rejeitou na terça-feira (7), por quatro votos a dois, a transferência do domicílio eleitoral do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) para São Paulo. Com isso, Moro não poderá ser candidato ao Senado ou a deputado federal, como pretendia, bem como nenhum outro cargo nas eleições deste ano pelo estado. Cabe recurso ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 


O que diz o MP-SP

"O Ministério Público Eleitoral vem a público informar ter recebido diversas denúncias sobre eventuais irregularidades na declaração de domicílio eleitoral de Tarcísio Gomes de Freitas, fundadas em matéria do Jornal Folha de São Paulo sob o título “Tarcísio não mora em imóvel indicado à Justiça Eleitoral”. Diante das representações encaminhadas para a Promotoria Eleitoral versando sobre este tema e com base na matéria jornalística citada, requisitou-se a instauração de inquérito criminal para a elucidação dos fatos. A Promotoria Eleitoral seguirá acompanhando o trâmite do inquérito e se manifestará tão logo ocorra o encerramento das apurações”.

Fonte: Globonews

Comentários