Ministério Público abre investigação contra Queiroguinha por tráfico de influência

Filho do ministro da Saúde Marcelo Queiroga ainda será investigado por usurpação de função pública em suposto esquema de liberação d recursos à Paraíba

Bolsonaro e ntônio Cristóvão Neto, o Queiroguinha

Laísa Dall'Agnol - Radar/Veja

O Ministério Público Federal da Paraíba instaurou, nesta terça, uma investigação para apurar os crimes de tráfico de influência e usurpação de função pública por parte de Antônio Cristóvão Neto — o Queiroguinha –, filho do ministro da Saúde Marcelo Queiroga.

A Procuradoria acatou uma representação protocolada pela bancada do PT no Senado solicitando averiguação dos supostos crimes cometidos pelo jovem, revelados por reportagens do jornal O Globo.

A denúncia foi analisada pelo procurador distribuidor, que determinou a instauração de notícia de fato. Agora, diz o MPF, será avaliado o eventual encaminhamento à Procuradoria Regional Eleitoral.

Na última semana, matéria d’O Globo apontou que Queiroguinha tem usado seu acesso livre ao gabinete do pai para intermediar demandas de municípios da Paraíba, estado pelo qual planeja se eleger deputado federal.

Nesta terça, o jornal publicou nova reportagem, na qual expõe ainda outra participação do filho do ministro da Saúde em evento da pasta, no interior do estado. Na ocasião, Queiroguinha anunciou um repasse de 12 milhões de reais do ministério a municípios da região do Cariri e se autointitulou integrante do Poder Executivo. 

“Nós, enquanto representantes do governo federal, precisamos ter um olhar voltado com muita sensibilidade para essa região, que tem um grande potencial na área social, na área educacional e nos recursos hídricos”, diz trecho da notícia.

O próprio ministro Marcelo Queiroga já é alvo de parlamentares por causa da atuação do filho. Na última semana, o deputado Bira do Pindaré (PSB-MA) protocolou uma representação contra ambos junto à Procuradoria-Geral da República, e apresentou um pedido de convocação para que Queiroga compareça à Comissão de Trabalho e Administração da Câmara para dar explicações sobre o suposto esquema irregular de liberação de recursos da pasta conduzido pelo herdeiro. 

Comentários