Aplicativo e-saúdeSP é destaque em evento na Suíça

Plataforma digital da Prefeitura de São Paulo chamou a atenção de organizadores do evento AI4HealthyCities Summit 2022


O aplicativo e-saúdeSP, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de São Paulo, foi selecionado como um dos destaques do AI4HealthyCities 2022 (Inteligência Artificial para Cidades Saudáveis 2022), evento que acontece nesta terceira semana de junho, na cidade de Basiléia, na Suíça. A saúde paulistana é representada pelo médico Marcelo Itiro Takano, coordenador-geral do Programa Avança Saúde SP, que fez apresentação com o tema “Reduzindo as desigualdades de saúde nas cidades”.

Veja também:
Prefeitura de SP lança aplicativo com telemedicina e integração dos dados clínicos para usuários do SUS
Aplicativo e-saúdeSP aproxima usuários da telemedicina no SUS da capital

O evento questiona “Como as cidades podem usar dados e inteligência artificial para promover a saúde urbana e a equidade em saúde?”. A partir dessa proposta, prevê uma série de workshops com o objetivo de promover a troca de experiências de sucesso na área de inovações digitais aplicadas à saúde. Considerada pioneira pelos organizadores do evento, a cidade de São Paulo, junto com Nova Iorque, nos Estados Unidos, Lisboa, em Portugal, e Dakar, no Senegal, inspiraram os trabalhos.

O reconhecimento coincide com o marco de três anos do programa, no próximo dia 19 de junho. O e-saúdeSP integra dados clínicos dos pacientes da rede pública, que por meio do aplicativo, podem ter acesso ao prontuário eletrônico, ao passaporte digital da vacina contra a Covid-19, ao cartão virtual do Sistema Único de Saúde (SUS), à telemedicina e a outros recursos. O app alcançou recentemente dez milhões de acessos e dois milhões de usuários cadastrados.

“O aplicativo facilita a vida dos usuários do serviço público de saúde, dando aos cidadãos uma plataforma moderna e prática para que se organizem e sejam protagonistas de seu histórico de saúde”, destaca Luiz Carlos Zamarco, secretário municipal da Saúde.

“A Fundação Novartis tem orgulho de trabalhar com a Prefeitura de São Paulo há mais de cinco anos em seus esforços para promover a saúde da população por meio do uso de dados digitais. Como a maior cidade das Américas, São Paulo é uma megalópole extremamente diversificada. No entanto, conseguiu implementar essa iniciativa, que estabeleceu um exemplo para cidades de baixa, média e alta renda em todo o mundo. Estamos honrados em ter a cidade participando do AI4HealthyCities 2022 e sabemos que sua experiência vai inspirar cidades em todo o mundo”, diz Ann Aerts, presidente da Fundação Novartis, organizadora do evento junto à Microsoft AI for Health.

Diminuindo desigualdades

“Por meio dessa tecnologia, nós podemos, por exemplo, identificar grupos de risco e planejar a correta assistência para esses casos. O sistema é capaz de apontar as necessidades de cada cidadão e garantir o monitoramento de sua saúde. Os nossos recursos humanos entram então para avaliar os dados e prestar os serviços necessários aos pacientes”, informa Takano. Ele conta que, no ano passado, já houve a participação virtual da Saúde Municipal no evento. “Os representantes de Nova Iorque e Lisboa disseram que vão tentar replicar o que nós, de São Paulo, entregamos à nossa população.”

“A ideia é usar a ferramenta para diminuir as desigualdades sociais em uma megacidade como São Paulo, pois é dever do poder público atuar para reduzir essas diferenças”, acrescenta o médico, que lembra que é importante também educar as pessoas para que sejam responsáveis pela sua própria saúde. A plataforma permite que o usuário seja protagonista nesse processo, já que disponibiliza dados e incentiva a continuidade de tratamentos e agendamentos periódicos de consultas e exames.

Parcerias que transformam

Por meio da iniciativa Cuidando de Todos/Cuidando do seu Coração, que tem como idealizadora e apoiadora a Fundação Novartis e como parceiro implementador local o Instituto Tellus, a SMS, junto a essas instituições, pretende transformar realidades de saúde urbana atuando no enfrentamento às doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs).

Veja as fotos do evento por meio do link: https://we.tl/t-hKHccxw78T.

Como baixar o aplicativo

O e-saúdeSP está disponível nas versões webAndroid. e para o sistema IOS.

Você pode acessar pelo QR Code (abaixo), fazer o download na loja do Google Play ou pelo endereço eletrônico: https://e-saudesp.prefeitura.sp.gov.br/public-login
   

Comentários