Rodrigo Garcia amplia presença feminina no governo de SP

Fundo Social, Conselho de Direitos da Pessoa Humana e Procuradoria Geral do Estado são algumas das áreas comandadas por mulheres

O governador Rodrigo Garcia durante  a solenidade de posse da Dra. Inês Coimbra para o cargo de Procuradora-Geral do Estado

Laísa Dall'Agnol - Radar/Veja

Há pouco mais de um mês à frente do governo de São Paulo, Rodrigo Garcia (PSDB) tem optado por ampliar os quadros femininos em áreas estratégicas do Executivo.

Nesta semana, a primeira-dama Luciana Garcia convidou a ex-secretária Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, Berenice Giannella, para assumir a presidência do Conselho do Fundo Social de São Paulo e comandar os trabalhos sociais da instituição. Procuradora do Estado, Berenice tem experiência como gestora de políticas sociais e já passou pelas secretarias municipais de Direitos Humanos e Desenvolvimento Social, além de ter comandado por doze anos a Fundação Casa. 

Entre os principais projetos da pasta estão a expansão das Praças da Cidadania e a ampliação de vagas de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social. 

Já Alexandra Rodrigues Lugthart foi indicada para integrar o Conselho Estadual de Direitos da Pessoa Humana (Condepe), como representante da OAB-SP e, na última semana Garcia nomeou duas economistas —Laura Muller Machado e Zeina Latif — para comandarem as Secretarias de Desenvolvimento Social e Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, respectivamente.

As pastas responsáveis por programas sociais e de empreendedorismo, como Vale Gás, Bom Prato, Bolsa do Povo, Bolsa Empreendedor e Empreenda Mulher, permanecem sob liderança feminina.

A Procuradoria Geral do Estado também segue sob comando feminino, com a nomeação de Inês dos Santos Coimbra, primeira mulher negra a comandar a PGE nos quase 75 anos de existência da instituição.

Comentários

Postar um comentário