Tese de invalidar prévia é 'ilegal', 'criminosa' e 'fantasiosa', diz tesoureiro do PSDB

César Gontijo, afirmou ao blog que nem a convenção teria poder para derrubar o resultado das prévias que definiram João Doria como candidato da legenda à Presidência

O tesoureiro do PSDB, César Gontijo

Andréia Sadi e Julia Duailibi  - g1

O tesoureiro do PSDB, César Gontijo, afirmou que qualquer articulação promovida por integrantes do partido para invalidar as prévias que definiram João Doria como o candidato da legenda à Presidência é “ilegal”, “descabida”, “mal intencionada” e “fantasiosa”. De acordo com ele, nem a convenção teria poder para derrubar o resultado da escolha interna. 

“Não há nada, absolutamente nada, que se sobreponha a essa decisão. Ela é soberana. Qualquer ideia contrária a isso é fantasiosa, descabida, mal intencionada e, acima de tudo, é ilegal, nula, pois o Estatuto do PSDBdetermina que, uma vez eleito, o candidato detém o mandato para representar o partido. Que fique claro que não existe nenhuma esfera do partido que possa alterar essa eleição”, afirmou ele.

As declarações de Gontijo são uma reação à informação publicada pelo blog da Andréia Sadi, segundo a qual a cúpula do partido deu aval para Eduardo Leite, ex-governador do Rio Grande do Sul, costurar alianças que viabilizem a indicação de seu nome numa chapa presidencial. Hoje, Leite se encontrou em São Paulo com Sérgio Moro, que também tenta viabilizar seu nome na disputa nacional. 

“Isso jamais deverá ser desconsiderado, porque seria um insulto à democracia e a cada um desses militantes. A prévia não indica, ela elege. E, uma vez eleito, o pré-candidato está referendado pelo partido com o voto da maioria da militância”, afirmou Gontijo. 

Setores do PSDB contrários ao nome de Doria dizem que pretendem, no limite, derrubar o resultado das prévias na convenção do partido, a ser realizada em meados do ano. O tucano nega haver essa possibilidade ao alegar que o estatuto não abre essa brecha. 

Outro caminho defendido pelos tucanos contrários ao resultado das prévias é alegar que, ao firmar uma federação com o Cidadania, o jogo no PSDB estaria automaticamente zerado - e que a escolha do candidato passaria a ser conjunta com o partido aliado. 

“A proposta da federação possui uma gestão colegiada formada por 14 tucanos e seis membros do Cidadania. A federação foi oficializada quando já havia sido feita a escolha de João Doria presidente e sua consolidação demonstra o aval irrestrito dos parceiros do Cidadania à decisão já tomada e à proposta de construção de uma terceira via.” 

O tesoureiro do partido tem apontado ainda para o fato de o PSDB ter gastado quase R$ 11 milhões de recursos do fundo partidário – portanto públicos – para organizar a disputa interna. “É importante lembrar que essa montanha de dinheiro são recursos públicos que poderiam ser encaminhados para educação, saúde e etc. Ou seja, além de ilegal, seria criminoso da nossa parte, dirigentes, não reconhecer o resultado soberano das prévias.” Para ele, Leite é livre para pleitear qualquer outro cargo, “mas o de presidenciável, por decisão do PSDB e da federação, já está ocupado e não está aberto a este tipo de especulação”. 

“É inadmissível, inviável e de um total desconhecimento das regras que regem o PSDB acreditar que o candidato escolhido pelo voto pode ser trocado. O PSDB tem um único candidato, com nome e sobrenome: João Doria”, completou, um dia após o ex-governador de São Paulo ameaçar não renunciar ao cargo e desistir da candidatura presidencial. Após pressão de aliados e a confecção de uma carta por parte de Bruno Araújo, presidente do partido, Doria resolveu abrir mão do governo paulista – a prioridade do PSDB é reeleger o ex-vice Rodrigo Garcia – e se manter na disputa.

Comentários

  1. João dória é o melhor governador do estado de São Paulo de todos os tempos.

    ResponderExcluir

Postar um comentário