PSDB e PL crescem número de deputados na Alesp após fim da janela partidária

PSB de fica com apenas 1 parlamentar; PT continua com o 10 deputados



Léo Arcoverde - GloboNews 

O PL, partido do presidente Jair Bolsonaro, se tornou, com o fim da janela partidária à meia-noite da última sexta-feira (1º), a maior bancada da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Com 17 parlamentares, o grupo ficou maior do que a do PSL, antiga legenda de Bolsonaro, que conquistou 15 cadeiras nas eleições de 2018. 

O PSDB, de Rodrigo Garcia, governador e pré-candidato à reeleição, também avançou em relação ao início da atual legislatura e agora conta com 13 parlamentares. No início de 2019, eram 8. O PT segue com a mesma quantidade de três anos atrás: 10 deputados. 

O PSB ficou com apenas dois deputados após a negociação para uma possível chapa Lula- Geraldo Alckmin. Foi o partido que mais perdeu força na Alesp desde o início da atual legislatura. Começou 2019 com oito deputados, uma das maiores bancadas da Casa, após atrair para o partido nomes de peso no tucanato paulista, como Barros Munhoz, ex-ministro da Agricultura do governo Itamar Franco. Agora, conta com apenas um, o deputado Caio França, filho do ex-governador Márcio França. 

Outros partidos que orbitam o núcleo bolsonarista, como o Republicanos, do pré-candidato a governador Tarcísio de Freitas, ex-ministro da Infraestrutura, também cresceram. No caso desta legenda, houve um aumento de 6 para 8 deputados estaduais.

Comentários