Conselho de Ética da Alesp aprova por unanimidade pedido de cassação de Arthur do Val por falas machistas sobre ucraniana

Processo segue agora para votação no Plenário da Casa. Deputado perderá o mandato se maioria dos 94 parlamentares votar a favor do projeto.


A Comissão de Ética da Assembleia Legislativa de São Paulo aprovou nesta terça-feira (12) o pedido de cassação do mandato do deputado Arthur do Val (União Brasil) por quebra de decoro parlamentar. 

Os nove membros do conselho acataram o parecer do relator Delegado Olim (PP). O processo contra o deputado foi aberto após áudios machistas sobre refugiadas ucranianas terem vazado no início de março, durante viagem para suposta ajuda humanitária ao país. 

O processo seguirá agora para votação em Plenário em forma de projeto de lei. A perda de mandato só ocorrerá, de fato, se a maioria dos 94 deputados estaduais votarem a favor do projeto. 

A sessão foi marcada por tumulto. A militância do MBL, movimento do qual Do Val faz parte, compareceu à Alesp durante a votação. Com cartazes, gritaram na porta do local da reunião "Não à cassação". 

Mulheres ucranianas que vivem no Brasil e que pedem a punição do parlamentar também estiveram presentes. 

Na abertura da reunião, houve bate-boca entre a presidente do conselho, Maria Lúcia Amary (PSDB), e a deputada Isa Penna (Psol), que não faz parte do colegiado.

Os discursos dos deputados também foram marcados por falas inflamadas, que pediram com veemência a punição do parlamentar. 


Comentários