Secretário Marco Vinholi lança nesta terça (22) o livro Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo

A publicação destaca o esforço do governo estadual em favor da redução das desigualdades sociais e a nova sistemática de divisão regional do território paulista

Marco Vinholi e João Doria

O Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, lança em 22 de março, no Palácio dos Bandeirantes, o livro Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo. O volume aborda os três anos de intenso trabalho e ações pioneiras em prol da elevação da qualidade de vida da população de todas as regiões e cidades de SP. Destaque para as iniciativas de desenvolvimento regional no Vale do Ribeira, Pontal do Paranapanema, Sudoeste paulista e Vale do Paraíba. 

O volume debate o esforço do governo estadual em favor da redução das desigualdades sociais e a nova sistemática de divisão regional do território paulista. Também são apresentados e explicados os programas Parcerias Municipais, Canal Direto, SP + Consórcios, e Cidades Inteligentes, entre outros todos desenvolvidos e implementados pela SDR. 

Veja também
Entrevista do secretário de Desenvolvimento Regional e presidente do PSDB-SP, Marco Vinholi

“Muito foi feito ao longo desse período, sinto-me realizado com a publicação do livro”, diz o Secretário Marco Vinholi. “Ele faz um bom balanço e apresenta aos paulistas as principais ações e iniciativas em prol da população nestes três anos intensos de gestão do Governador João Doria.” 

“Nosso Governo é municipalista de raiz”, afirma o Governador Doria. “Decidimos criar a pasta de Desenvolvimento Regional porque respeitamos o legado do saudoso governador Franco Montoro. Somos municipalistas em planejamento e execução por respeito ao trabalho de Prefeitos e Prefeitas das 645 cidades paulistas.” 

O livro mostra como, ao priorizar o municipalismo, a inovação e o desenvolvimento regional, SP fortalece os municípios e ajuda o País a se desenvolver. “Temos orgulho de colocar esta pauta como prioridade, exercendo políticas públicas sustentáveis, que asseguram progresso econômico e social a toda a população”, conclui Doria. 

Segundo o Vice-Governador Rodrigo Garcia, a Secretaria de Desenvolvimento Regional “estreitou e intensificou a relação do governo com os municípios, ela representa integração, inovação e é prova de que as parcerias municipais são grandes impulsionadoras do desenvolvimento.” 

Esta interação permitiu, como o livro mostra, que o Executivo paulista agilizasse seus processos na realização de convênios, os repasses de recursos e alcançasse melhores resultados na implementação de políticas públicas. 

A Secretaria de Desenvolvimento Regional realiza transferências voluntárias para infraestrutura urbana, edificações de interesse comunitário e aquisição de máquinas e equipamentos para serviços urbanos. O volume de recursos disponibilizado para os Municípios no triênio abrangido pelo livro (2019 a 2021) superou as expectativas, mesmo com as restrições advindas da longa duração da pandemia de coronavírus. O livro registra que mais de 3.600 convênios foram firmados entre Estado e Municípios; R$ 2 bilhões em recursos de infraestrutura foram repassados ou estão em andamento para as 645 cidades paulistas. 

“O livro é um registro histórico da gestão estadual como um período que fez diferença na vida das pessoas. O material jornalístico e interativo dispõe de QR codes que direcionam ao portal da Secretaria, valoriza o funcionalismo público e mantem a premissa da comunicação na gestão pública, com transparência e publicidade. Dar transparência não é apenas disponibilizar dados e informações, mas trazer a linguagem clara e acessível à população”, explicou o Coordenador de Comunicação da SDR, Thiago Oliveira. 

Todos os programas de Governo desenvolvidos pela SDR 

Canal Direto – SP+Perto, Casa da Juventude, Casa da Mulher, Casa SP Afro Brasil, Centro de Equidade Racial, Cidades Inteligentes, Desenvolve Municípios, Municípios em Rede, Nossa Rua, Parcerias Municipais, Pontal 2030, Projeto de Desenvolvimento Regional, SP+Consórcios, Sudoeste+10, Qualivida, Vale do Futuro e Viva o Vale. 



Serviço: Lançamento do livro ”Desenvolvimento Regional, Inovação e Municipalismo” 

Formatos: digital e impresso - 167 páginas. 

Local: Palácio dos Bandeirantes, (Avenida Morumbi, 4.500. São Paulo – Capital). 

Data: 22 de março, às 17h30.


Comentários