Prefeitura de São Paulo faz atendimento a animais da população em situação de rua na Sé

Entre terça e quinta-feira, Cosap e Covisa, oferecerão atendimento clínico e vacinarão os animais contra a raiva. Também haverá imunização contra a Covid-19, busca ativa para os faltosos, testagem para sintomáticos respiratórios, entre outros serviços de saúde



A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) participa, entre terça (15) e quinta-feira (17), das 10h às 15h, do 1º Mutirão de Atendimento à População em Situação de Rua da Cidade de São Paulo, promovido pela Secretaria de Estado da Justiça e Cidadania em parceria com outras pastas. O objetivo é ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços públicos. O evento ocorre na Praça da Sé, 111 (em frente ao prédio da Caixa), no centro da capital.

Entre os serviços oferecidos pela SMS estão testagem e aconselhamento para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), vacinação contra a Covid-19, intensificação da busca ativa para os faltosos, testagem para sintomáticos respiratórios, orientações relativas ao combate à tuberculose e orientação e distribuição de kit para higiene bucal.

A Coordenadoria de Saúde e Proteção ao Animal Doméstico (Cosap) também participa da ação com avaliação, atendimento clínico, cadastro de animais e possível remoção para castração e devolução quando autorizado pelo tutor. 

Além disso, a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa), por meio da Divisão de Vigilância de Zoonoses (DVZ), promoverá a vacinação contra a raiva. Vacinar o pet contra a raiva é a melhor forma de proteger o animal contra essa zoonose, que pode ser transmitida para humanos pelo contato com a saliva infectada, quando ocorre uma mordida ou arranhão.

Comentários