Hospital das Clínicas de SP é a melhor unidade pública do Brasil em lista da americana Newsweek

Einstein e Sírio-Libânes ocupam primeiras posições do ranking



Mônica Bergamo - Folha.com

A revista americana Newsweek divulgou a sua lista anual de Melhores Hospitais do Mundo. Do Brasil, a unidade pública melhor posicionada é o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Localizado em São Paulo, o hospital ocupa o 8º lugar entre as 96 instituições brasileiras listadas. Os hospitais privados Albert Einstein e Sírio-Libanês, ambos também situados na capital paulista, aparecem respectivamente na 1ª e na 2ª posição do ranking.

Na classificação geral, que inclui unidades de 27 países entre públicas e privadas, o Einstein é o melhor brasileiro, na 34ª posição. O Sírio-Libanês ocupa a posição 105º.

No ranking total com os 250 melhores hospitais do mundo, aparecem ainda as instituições privadas brasileiras Moinhos de Vento e Mãe de Deus, de Porto Alegre, e os hospitais Santa Catarina e Oswaldo Cruz, de São Paulo.

Segundo a revista, o ranking é feito com base em pesquisas realizadas com mais de 80 mil médicos, profissionais de saúde e dirigentes de unidades hospitalares. Também são levados em conta dados públicos disponíveis em cada país sobre a satisfação dos pacientes e indicadores médicos de performance de cada serviço.

Os hospitais que ocupam as três primeiras posições da lista são americanos: Mayo Clinic, da cidade de Rochester (Minnesota), Cleveland Clinic, de Cleveland (Ohio), e Massachusetts General Hospital, de Boston (Massachusetts).

Comentários