Arthur do Val é alvo de 10 pedidos de cassação

O presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), afirma que o caso será levado para o plenário "tão logo seja concluída" a decisão do Conselho de Ética. Presidente do colegiado, Maria Lúcia Amary (PSDB), diz que espera que a tramitação seja célere



O deputado Arthur do Val (Podemos), conhecido como Mamãe Falei, deve começar a responder nesta semana, no Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), a representações que podem levar à perda de seu mandato parlamentar.

Dez pedidos que pedem a punição do deputado foram protocolados na Casa desde sexta-feira (4), quando foram reveladas as suas declarações de cunho sexista. Um deles foi assinado por 17 parlamentares da Assembleia e entregue nesta segunda-feira (7).

Veja também
Moro perde palanque em SP e sofre baque após áudios de Arthur do Val


O deputado, que visitou a Ucrânia na semana passada, enviou áudios a amigos dizendo que as ucranianas são "fáceis" por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

Presidente do Conselho de Ética, a deputada Maria Lúcia Amary (PSDB) diz que espera que a tramitação seja célere, com a conclusão dentro de dois meses no órgão.

A partir disso, o caso segue para o plenário da assembleia, onde precisará do voto da maioria dos deputados para que o deputado perca o mandato.

O presidente da Alesp, Carlão Pignatari (PSDB), afirma que o caso será levado para o plenário "tão logo seja concluída" a decisão do Conselho de Ética.

Fonte: Folha.com (Atualizado às 14:31)

Comentários