Apuração sobre Arthur do Val será com rigor, diz presidente da Assembleia de SP

Deputados estaduais paulistas falam em cassação de mandato do parlamentar após áudios sexistas

O presidente da Alesp, Carlão Pignatari

Tayguara Ribeiro - Folha.com

O presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, Carlão Pignatari (PSDB), repudiou os áudios de Arthur do Val (Podemos) no qual ele faz comentários sexistas sobre mulheres ucranianas e disse que a investigação sobre a conduta do deputado estadual será investigada com rigor.

Em nota, Pignatari afirma que "a atitude é inaceitável e que será tratada com rigor e seriedade pelas esferas de investigação do Parlamento".

Ainda segundo o texto, a "Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo repudia com veemência a fala do deputado Arthur do Val".

"A Alesp se solidariza com as mulheres, em especial às ucranianas, e reforça sua luta em defesa e proteção de todas, representadas por conquistas históricas, ações efetivas e leis em vigor."

Os áudios de teor sexista de Arthur do Val, enviados a amigos, dizem que as ucranianas são "fáceis" de pegar por serem pobres —e que a fila de refugiados da guerra tem mais mulheres bonitas do que a "melhor balada do Brasil".

O deputado estadual de São Paulo Arthur do Val (Podemos) posa ao lado de garrafas que supostamente serão usadas para a produção de coquetéis molotov, na Ucrânia

Neste sábado (5), ao chegar ao Brasil, Arthur do Val, conhecido também pelo apelido Mamãe Falei, e pré-candidato do Podemos ao governo paulista, disse que os áudios sexistas que enviou foram um "erro num momento de empolgação", mas buscou desvincular suas falas do teor da viagem feita à Ucrânia.

Diversos deputados estaduais paulistas afirmaram que irão fazer denuncias e pedir a cassação do mandato de Arthur do Val.

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) afirmou que irá entrar com uma representação contra o parlamentar, por conta das declarações.

"A respeito disso, estou agora entrando com uma representação jurídica contra o Arthur", disse nas redes sociais. " É todo dia, —absolutamente todos os dias—, que um homem com poder faz um escárnio imensurável de violência e misoginia. É essa pessoa que vocês querem que a gente conviva no Parlamento?".

Também do PSOL, a codeputada estadual Mônica Seixas "disse que pretende encaminhar um pedido formal de explicação de viagem do Mamãe Falei não afastado até hoje da Alesp".

Ainda segundo ela, "se comprovada a autoria dos áudios, vou pedir a cassação do seu mandato. Quebra grave de decoro, além de violência de gênero com as mulheres ucranianas".

Comentários