Ação conjunta da Prefeitura e do Governo de São Paulo alcança resultado inédito na maior cena de uso de drogas aberta do país

O desmonte dessa grande concentração de pessoas em uso abusivo de álcool e drogas é razão para comemorar



Uma série de ações integradas entre os governos municipal e estadual de São Paulo conseguiu pela primeira vez em trinta anos que o tráfico abandonasse a maior concentração de venda de drogas a céu aberto do país, na região conhecida como “Cracolândia”, no Centro de São Paulo. “Este é o resultado de um trabalho árduo, persistente e integrado que teve início com o Programa Redenção em 2017 e recebeu um importante reforço com a Operação Caronte da Polícia Civil no combate ao tráfico de drogas na região central”, afirma Alexis Vargas, secretário executivo de Projetos Estratégicos. “Não é o fim da guerra, mas vencemos importante batalha, com a prisão de 92 traficantes.” 

Segundo Alexis, o desmonte dessa grande concentração de pessoas em uso abusivo de álcool e drogas é razão para comemorar. “Ainda que haja alguma dispersão, com grupos menores é possível oferecer políticas públicas com melhores resultados, com aceitação de tratamento e acolhimento nas redes municipal de saúde e assistência social”, explica o secretário. “As ações de segurança também se tornam mais eficazes”. Para evitar novas concentrações, Prefeitura e Governo contam com a Polícia Civil e a Guarda Civil Metropolitana (GCM). 

As ações realizadas pela Prefeitura e Governo do Estado tiveram como base quatro pilares: a ampliação e melhoria da oferta de tratamento e de serviços de acolhimento ao usuários que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas e estão em situação de vulnerabilidade; a requalificação urbana do território, que incluiu a construção de moradias, a desapropriação de imóveis, o fechamento de imóveis irregulares e a construção de escola e hospital; o combate ao tráfico e o compartilhamento de inteligência e de informações, com planejamento integrado de diversos órgãos municipais e estaduais. 

Durante esses anos, as ações incluíram a inauguração do primeiro CAPS AD IV da capital, em abril de 2020; a inauguração de cinco equipamentos do Serviço Integrado de Acolhida Terapêutica (SIAT); o monitoramento diário do fluxo via DRONEPOL – CITY Câmeras; ações de segurança integrada mais rígidas, como triagem do fluxo, proibições de barracas, e aumento do efetivo da GCM; e a primeira Parceria Político Privada (PPP) de Habitação de Interesse Social (HIS) do País, a PPP do Centro, realizada em conjunto com o Governo do Estado. Foram entregues 1.600 unidades habitacionais – e estão previstas outras 190 até o final da PPP. 

O secretário Alexis Vargas afirma que a partir de agora é cuidar para que nunca mais surja uma nova concentração com as mesmas proporções. “Seguimos atentos e monitorando diariamente”.

Comentários