“Boas Práticas – Cases Inovadores”, concurso do programa Parcerias Municipais, abre as inscrições para os municípios paulistas

Prefeituras podem realizar a inscrição pela plataforma digital do programa



O programa Parcerias Municipais, da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR), abriu as inscrições para o concurso “Boas Práticas – Cases Inovadores” de 2022. Os municípios têm até 18 de fevereiro para realizar a inscrição pela plataforma do programa (https://www.parceriasmunicipais.sp.gov.br/).

O concurso foi criado em 2021 para premiar iniciativas elaboradas e realizadas que apresentaram resultados significativos na superação dos desafios do programa. Os critérios para definição dos vencedores em 2022 serão os resultados, a replicabilidade e o caráter inovador da prática.

“A premiação é uma consequência do bom trabalho elaborado e executado pelas Prefeituras do estado. Esperamos que neste ano tenhamos ainda mais práticas inovadoras e inspiradoras dentro dos desafios propostos pelo programa”, afirmou o Secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi.

Uma novidade na premiação deste ano será que os municípios poderão cadastrar uma prática na categoria multi-desafios, além dos oito desafios estabelecidos pelo programa. Além da inclusão da nova categoria, agora as Prefeituras poderão cadastrar apenas uma prática por desafio e uma para a nova categoria.

Outra novidade é que agora o representante municipal deve enviar um vídeo de até 2 minutos respondendo à pergunta: Por que minha prática deve ser a premiada?

“Criamos nova categoria [multi-desafios] para que as Prefeituras possam cadastrar iniciativas que contemplem mais de um desafio do programa. Com isso, esperamos que todas as ações importantes não fiquem de fora, aguardamos projetos que sirvam de inspiração e referência de políticas públicas para outros municípios”, disse o Coordenador do Parcerias Municipais, Renan Bastianon.

São oito desafios propostos aos municípios pelo Parcerias Municipais: (1) ampliar o acesso à creche; (2) universalizar o acesso à pré-escola; (3) alavancar a qualidade do Ensino Fundamental I; (4) reduzir as taxas de Mortalidade Infantil e Materna; (5) reduzir os óbitos prematuros por Doenças Crônicas Não Transmissíveis; (6) Promover ambientes menos suscetíveis a roubos; (7) Fortalecer as redes de combate à violência sexual; e (8) Mitigar os impactos da pandemia na pobreza e na geração de emprego e renda.

Em 2022, serão nove municípios premiados, um para cada desafio do programa e um em multi-desafios. O prêmio será de R$ 500 mil para cada município, em convênios a serem assinados com a SDR.

“Realizamos ontem, dia 10, um plantão de dúvidas para auxiliar as Prefeituras a cadastrarem suas iniciativas na plataforma e estaremos disponíveis novamente nos dias 11, 17 e 18 de fevereiro para diversas sanar dúvidas. Contamos com o apoio e participação dos municípios neste momento”, informou a Gerente de Projetos da FIPE, Rosane Ribeiro.

Comentários