Prefeitura de São Paulo amplia para 1.100, o número de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19

A partir de segunda-feira (17), 33 AMAs, UBSs e Amas/UBSs Integradas terão o horário de funcionamento ampliado das 19h para as 22h. Outras seis unidades passam a ser 24 horas. Também serão montadas 23 tendas para acolher a população

Secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), coloca em ação, a partir desta quinta-feira (13), o Plano de Contingência Hospitalar, com a reserva de leitos exclusivamente aos pacientes com Covid-19. Com a nova estrutura, a cidade passa a ter 1.110 leitos exclusivos para o atendimento dos contaminados com o coronavírus.

Os leitos serão disponibilizados nos hospitais municipais Tide Setúbal, Waldomiro de Paula, Brasilândia, Guarapiranga, Parelheiros, Cachoeirinha, Menino Jesus e no hospital Professora Lydia Sotoropolli.

Dentro do plano, 33 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs), Unidades Básicas de Saúde (UBSs), e Amas/UBSs Integradas terão o horário de funcionamento ampliado das 19h para as 22h, a partir de segunda-feira (17). Outras seis unidades, que atendem hoje durante 12 horas, passam a ser 24 horas. Também serão montadas 23 tendas para acolher a população nas unidades do município.

Os parceiros da SMS já receberam autorização para contratação de médicos e equipes de enfermagem para atender a esse aumento de demanda nas unidades de Atenção Básica, a critério das Coordenadorias Regionais de Saúde.

Aos profissionais ligados às Organizações Sociais de Saúde (OSSs), os parceiros iniciarão o cronograma de pagamento de horas extras de 2021 em duas etapas. Metade no primeiro trimestre e a outra metade no segundo trimestre.

Os profissionais da administração direta, que iniciam a partir desta fase da pandemia o atendimento aos sábados, terão as horas extras pagas juntamente com os salários. As OSS também estão autorizadas a comprar medicamentos e insumos de forma emergencial.

Para a próxima segunda-feira (17), está previsto o início da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência física. Os pais terão de apresentar atestado médico, receita ou exames que comprovem a condição. A vacinação também estará disponível para crianças indígenas aldeadas da mesma faixa etária.

De acordo com secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, a cidade deverá receber nesta sexta-feira (14), 60 mil doses de imunizantes, que serão prontamente distribuídas às UBSs, que ficarão responsáveis pela vacinação. "Iniciamos um novo passo na campanha de vacinação, com o atendimento às crianças. À medida que recebermos mais doses, abriremos a vacinação para outra faixa etária, para que possam ser atendidas".

Comentários