Prefeitura de São Paulo dá início a vacinação de crianças com comorbidades, deficiências e de indígenas aldeadas na cidade

Secretário municipal da Saúde anuncia xepa de vacina para crianças para toda a faixa etária de 5 a 11 anos


A vacinação para o primeiro grupo de crianças com idade entre 5 e 11 anos começou nesta segunda-feira (17). Podem se vacinar as que possuem comorbidades ou deficiência permanente (física, sensorial ou intelectual), além das crianças indígenas aldeadas da mesma faixa etária. O prefeito Ricardo Nunes esteve na manhã de hoje na Associação Cruz Verde, na Zona Sul, para acompanhar a vacinação de três crianças assistidas pela organização, Beatriz Marcelo, Brayan Costa e Eloá Oliveira.

“Hoje é um dia fundamental e extremamente importante para avançarmos na questão da vacinação. A Prefeitura optou por iniciar a vacinação com este grupo que tem aproximadamente 236 mil crianças, de forma a fazer uma logística eficiente que garanta a dose para todos”, destacou o prefeito.

Veja também
Cidade de São Paulo começa a vacinar crianças de 5 a 11 anos contra a covid nesta segunda

A capital paulista recebeu 64.090 doses de vacinas destinadas à imunização das crianças, que serão distribuídas para as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Assistências Médicas Ambulatoriais AMAs/UBSs Integradas, encarregadas pela aplicação das vacinas ao público-alvo. Mais um lote do Ministério da Saúde está previsto para o decorrer da semana.

“Toda a nossa logística está consolidada para disponibilizarmos as novas doses sempre no dia seguinte que recebermos, assim como foi feito na vacinação dos adultos e dos jovens. Além disso, como a vacinação deste público é um pouco mais demorada, as nossas UBSs estão estruturadas, com profissionais que foram treinados e salas de atendimento exclusivas para a aplicação nas crianças”, explicou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.


Xepa de vacina para crianças para toda a faixa etária de 5 a 11 anos


A Prefeitura abriu xepa de vacinas para crianças de 5 a 11 anos para aproveitar doses de frascos abertos que até o fim do dia não foram totalmente usados nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde).

Essas doses remanescente serão para qualquer criança nesta faixa etária, mesmo as que não façam parte do grupo prioritário —com comorbidades, deficiência, e indígenas e quilombolas.

Para conseguir a imunização na xepa, o responsável precisa inscrever o nome da criança na UBS mais próxima de casa. Em caso de sobra, um funcionário da unidade vai ligar para aplicação da dose antes do fechamento do posto.

Segundo o secretário municipal da Saúde, Edson Aparecido, cada frasco tem dez doses que precisam ser aplicadas em até 12 horas após a abertura da embalagem.

Comentários