Doria inicia vacinação de crianças com Coronavac e diz SP concluirá imunização infantil em 3 semanas

Evento marcou início da aplicação da vacina fornecida pelo Instituto Burantan a menores de idades; Anvisa liberou uso do imunizante em crianças e adolescentes de 6 a 17 anos

Doria e o Caetano, de 9 anos, primeira criança a tomar a Coronavac


O Estado de São Paulo iniciou a aplicação da Coronavac em crianças na tarde desta quinta-feira, 20, na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na zona oeste paulistana. O evento ocorreu pouco após a Anvisa autorizar a utilização do imunizante criado pela Sinovac para crianças e adolescentes de 6 a 17 anos que não são imunossuprimidos. Em anúncio, o governador João Doria (PSDB) declarou que todas as crianças receberão a vacina contra a covid-19 em até três semanas.

Caetano de Jesus Moreira Graça, de 9 anos, foi o primeiro a receber a vacina, em evento simbólico realizado em uma escola estadual na capital paulista. Cem crianças serão vacinadas na Escola Estadual Brigadeiro Faria Lima, na Zona Oeste da capital, nesta quinta, segundo o governo estadual.

Com a aprovação da vacina, o calendário estadual de vacinação infantil foi atualizado para contemplar também crianças sem comorbidades. Antes da aprovação da CoronaVac para crianças, o estado de São Paulo restringia a imunização apenas às crianças com comorbidades, quilombolas e indígenas.


Veja o novo calendário estadual de vacinação infantil contra Covid:



  • De 20/01 a 30/01 – Crianças de 9 a 11 anos sem comorbidades.
  • De 31/01 a 10/02 – Crianças de 5 a 8 anos sem comorbidades.
  • Desde 14/01 – Crianças de 5 a 11 anos com comorbidades, indígenas ou quilombolas.

Embora o governo estadual afirme que a vacinação de crianças com comorbidades começou nesta quinta (20), a coordenadora do Plano Estadual de Imunização (PEI), Regiane de Paula, reconheceu que os municípios ainda não receberam doses extras da CoronaVac para vacinar este público. Segundo ela, as cidades têm um prazo de 24h para iniciar a vacinação de crianças sem comorbidades.

O secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou à TV Globo que distribuirá as doses para as unidades de saúde na sexta-feira (21), e que a vacinação de crianças com a CoronaVac na capital deve começar no sábado (22).

Durante o evento, o governador João Doria (PSDB) afirmou que o estado de São Paulo está preparado para "vacinar 250 mil crianças por dia" a partir desta sexta (21).

A vacinação de crianças com a CoronaVac em SP deve ocorrer nos 5.200 pontos de vacinação que atendem os adultos e também em cerca de 300 escolas estaduais habilitadas para vacinação infantil.


Comentários