Cidade de SP prevê vacinar todas as crianças de 5 a 11 anos com a 1ª dose contra a Covid em até 10 dias, diz secretário

Segundo Edson Aparecido, a capital paulista já vacinou 28,43% das crianças dessa faixa etária até esta quinta-feira (27), primeiro semana da campanha de imunização na cidade

O secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido (PSDB)

TV Globo e g1 

O secretário municipal de Saúde da cidade de São Paulo, Edson Aparecido, afirmou nesta sexta-feira (28) que a capital paulista deve aplicar a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 em todas as crianças de 5 a 11 anos na cidade até o máximo de dez dias.

A previsão foi feita após o crescimento da adesão à vacinação infantil na cidade na última semana, com a cidade chegando a 28,43% das crianças dessa faixa etária vacinadas até esta quinta (27).

“A adesão cresceu muito essa semana e está sendo mais rápida do que foi com os adolescentes. Nós já ultrapassando 300 mil crianças vacinadas, de cerca de 1 milhão [dessa faixa etária]. Acredito que em uma semana, mais tardar, 10 dias nós já vamos ter dado a primeira dose em todas elas”, afirmou Aparecido à TV Globo.

A vacinação dessa faixa etária na capital paulista começou no sábado (23) e, de acordo com a balanço diário publicado pela Prefeitura de São Paulo nesta quinta (27), as faixas etárias que mais procuraram os postos de saúde até agora foram a de crianças de 9, 10 e 11 anos, que atingiram mais de 30% de vacinados.

As crianças de 5 anos teve a menor adesão nessa primeira semana de imunização, com cerca de 21% do público vacinado. Apesar disso, Edson Aparecido vê com otimismo a alta da procura pela imunização na cidade.

Relatório diário da Prefeitura de São Paulo mostra o percentual de crianças já vacinadas com a 1ª dose da vacina contra a Covid-19 até esta quinta-feira (27) 

“A adesão melhorou muito, muito mesmo. Estamos ultrapassando quase 1/3 [das crianças vacinadas] em uma semana, praticamente, de campanha no rádio, televisão e rede. As nossas unidades também estão chamando as crianças que a gente tem cadastro nas UBSs”, declarou o secretário.

Edson Aparecido afirmou que neste sábado (29) toda a rede de saúde da cidade vai funcionar para continuar com a campanha de imunização infantil na cidade.

Estarão abertas 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 80 Assistências Médicas Ambulatoriais (AMAs)/UBSs Integradas. As unidades disponíveis podem ser consultadas na página Vacina Sampa.


Intervalo de 28 dias da Coronavac

Na terça-feira (25), a Prefeitura de São Paulo informou que ampliou o intervalo entre a 1ª e a 2ª doses da Coronavac para 28 dias para crianças de 6 a 11 anos, seguindo as orientações do Instituto Butantan, fabricante do imunizante.

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), a Coordenaria de Vigilância em Saúde (Covisa) está reorientando todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) para que os retornos sejam sempre agendados após 28 dias da primeira dose, não 15 dias, como vigorava antes.


Capital amplia intervalo pra 2ª dose infantil

Já o intervalo entre a primeira e a segunda dose da Pfizer pediátrica continua em 56 dias ou oito semanas.

De acordo com a gestão municipal, os responsáveis pelas crianças que receberam o cartão com o retorno para a D2 após 15 dias também serão orientados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) sobre o novo intervalo de 28 dias. Para os adultos, o intervalo entre as doses permanece 15 dias.


Intervalos para a segunda dose das vacinas na cidade de São Paulo:

Crianças:
  • Pfizer Pediátrica: 56 dias ou 8 semanas após a 1° dose
  • Butantan (Coronavac) Pediátrica: 28 dias ou 4 semanas após a 1° dose

Adultos e adolescentes:
  • Butantan (Coronavac) adultos: 15 dias após 1°dose
  • AstraZeneca: 08 semanas (56 dias) após 1°dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da AstraZeneca)
  • Pfizer maiores de 12 anos: 21 dias após 1° dose
  • Janssen: de 2 a 6 meses após 1° dose (excepcionalmente sendo feitas com o imunizante Pfizer, na ausência da Janssen)

Um estudo divulgado pelo Butantan em abril de 2021 mostrou que a eficácia da vacina do Butantan pode aumentar de 50,7% para 62,3% quando o espaçamento entre as doses é superior a 21 dias.

Comentários