Cidade de São Paulo continua com campanha de vacinação antiCovid em toda a rede de saúde

Pessoas que receberam a segunda dose há pelo menos quatro meses devem procurar uma unidade de saúde para tomar a dose de reforço



Nesta quinta-feira (16), a cidade de São Paulo tem toda a rede de vacinação contra a Covid-19 em funcionamento. Estão abertas as 469 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e 82 Assistências Médicas Ambulatoriais integradas com UBSs, as AMAs/UBSs Integradas, das 7h às 19h, além dos megapostos, drive-thrus e farmácias parceiras, das 8h às 17h. Todas as unidades fazem aplicação de primeira, segunda dose e dose adicional dos imunizantes antiCovid.

Quem pode se vacinar

Todas as pessoas com mais de 12 anos podem ser vacinadas e os adultos que tiveram a segunda dose aplicada há pelo menos quatro meses já podem receber a dose de reforço. Quem recebeu a dose única da Janssen há pelo menos dois meses, uma nova aplicação já pode ser feita.

Vale ressaltar que os adolescentes de 12 a 17 anos tiveram o prazo para receber a segunda dose reduzido para 21 dias após a aplicação da primeira. Eles podem comparecer aos postos desacompanhados, mas precisam mostrar uma autorização assinada pelos pais ou responsáveis, conforme o modelo disponibilizado na página Vacina Sampa.

Atualmente, os prazos para a segunda aplicação são:

Coronavac: 15 dias após a 1ª dose.

AstraZeneca: Oito semanas (56 dias) após a 1ª dose. (Excepcionalmente, na ausência da AstraZeneca, podem ser utilizadas as vacinas da Pfizer para a aplicação da segunda dose).

Pfizer: 21 dias após a 1ª dose.

Janssen: Dois meses após a dose única.

Aqueles que foram vacinados fora do Brasil com imunizantes não disponíveis no país podem receber a segunda dose com uma vacina equivalente. Veja o esquema orientado pelo Ministério da Saúde:

• Moderna – completar com Pfizer (28 dias após 1ª dose)
• Sputnik – completar com AstraZeneca (21 dias após 1ª dose)
• Sinopharm – completar com Coronavac (21 dias após 1ª dose).

Documentos necessários

É obrigatório apresentar um documento de identificação, de preferência CPF e cartão SUS. Para aplicação da segunda dose ou dose de reforço, também é necessário levar o cartão de vacinação contra a Covid-19, físico ou digital.

Para evitar aglomerações e filas nos postos, consulte o site De Olho na Fila antes de realizar o deslocamento. A plataforma também informa onde encontrar os imunizantes para a segunda dose.

SERVIÇO – VACINAÇÃO CONTRA A COVID-19 NA CAPITAL
16 de dezembro de 2021 (quinta-feira)

Megapostos, drive-thrus e farmácias: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 8h às 17h.
Unidades Básicas de Saúde (UBSs): vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.
AMAs/UBSs Integradas: vacinação D1, D2 e DA. Funcionamento das 7h às 19h.


Comentários